Prefeito lança edital do concurso da Assistência Social
O primeiro edital de um concurso público para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) acaba de ser lançado. Na segunda-feira, dia 16, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou a lei que cria os 310 cargos efetivos e apresentou os critérios que serão utilizados na seleção pública. Inicialmente serão preenchidas 210 vagas, sendo 55 para o cargo de assistente social, 45 para psicólogos e 110 para educadores sociais.
Publicado 17/11/2009 10:58 | Editado 04/03/2020 17:20
As provas serão realizadas no dia 17 de janeiro e os profissionais interessados em concorrer a uma das vagas poderão efetuar as inscrições entre os dias 23 de novembro e 13 de dezembro, através da internet, no site do Instituto Movens (www.movens.org.br) – empresa responsável pela realização do concurso. O resultado final para os cargos de nível médio deverá ser divulgado no dia 4 de fevereiro; já para quem concorre a uma vaga de nível superior, a data prevista é o dia 5 de março.
"Hoje é um dia de grande importância para o município, pois todos os nossos programas estão dentro daquilo que preconiza a Loas [Lei Orgânica da Assistência Social], mas faltava essa efetivação, que só é possível por meio do concurso público", ressaltou o prefeito de Aracaju, afirmando que a novidade deverá melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pela Semasc.
"Profissionalizar de forma efetiva a assistência social irá complementar esse trabalho maravilhoso que já é realizado", destacou Edvaldo Nogueira, lembrando que Aracaju tem sido destaque nos últimos anos. "Já somos uma das prefeituras no Brasil com melhor desenvolvimento na área da assistência social. Temos um padrão que é copiado no país inteiro", complementou o prefeito.
Compromisso
Uma grande quantidade de trabalhadores da assistência social acompanhou a sanção da Lei de número 3.748, que cria os cargos efetivos, a serem preenchidos através do concurso público. "A tarde de hoje demonstra o compromisso, a responsabilidade que essa administração tem tido ao longo desses anos com a política pública de assistência social", discursou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo.
Segundo a secretária, a novidade chega num momento em que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) procura se organizar por todo o país. "Ao longo desses quase quatro anos de implantação do Suas, apesar de somente nesse momento estarmos realizando o concurso, Aracaju tem sido uma referência nas grandes discussões nacionais. Isso representa o comprometimento da administração atual", observou.
Para a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Raudete Gomes dos Santos, o momento significa um marco para a capital sergipana. "Estou muito feliz porque se trata da consolidação de uma grande contribuição que o prefeito está dando para que a Lei Orgânica da Assistência e a Política Orgânica da Assistência Social sejam cumpridas", colocou Raudete, que há 30 anos é assistente social. "É muito importante para nós, ver que o prefeito realmente está trabalhando para essa consolidação", disse.
Instituto Movens
À frente da realização do concurso da Semasc está uma empresa com ampla experiência no segmento. Seus profissionais integram o quadro de pessoal da Universidade de Brasília (UnB) e se destacam na realização das atividades de prestação de serviço a órgãos públicos e privados.
Entre os concursos atualmente sob a responsabilidade do Instituto Movens, estão os processos seletivos para preenchimento de vagas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) e na Polícia Civil do Estado do Pará.
Presenças
Além dos profissionais da assistência social, também participaram do lançamento do edital a deputada estadual Tânia Soares, os vereadores Pastor Jony e Doutor Gonzaga, os secretários do município Bosco Rolemberg (Chefe de Gabinete), Karla Trindade (Governo), Daniel Fortes (Administração) e Lucivanda Nunes (Controle Interno), o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa e o procurador geral do município, Luís Carlos Oliveira.