Sem categoria

Um belga e uma britânica assumem poder na Europa

Os chefes de Estado e de governo dos 27 países da União Europeia (UE) chegaram nesta quinta-feira (19) a um consenso na eleição do primeiro ministro belga Herman Van Rompuy como o primeiro presidente do conselho comunitário.

Quase sem obstáculos se aprovou também, de maneira unânime, a promoção da comissária europeia de Comércio, a britânica Catherine Ashton, de 53 anos, para a pasta de Relações Exteriores da UE, outro cargo desejado tanto por políticos conservadores como pelos socialistas europeus.

Van Rompuy, de 62 anos e dirigente democrata-cristão, será a figura principal da União Europeia diante do resto do planeta por um mandato de dois anos e meio, renovável, segundo estabelece o Tratado de Lisboa, uma polêmica reforma constitucional que entrará em vigor em dezembro próximo.

Considerado um negociador exitoso, o político conservador belga figurou entre os favoritos para ocupar o cargo, junto com seu colega holandês, Jan Peter Balkenende.

O Conselho, integrado por chefes de Estado e de governo, nomeou Herman Van Rompuy como primeiro presidente do Conselho Europeu e o felicitamos", anunciou o premiê britânico Gordon Browm, que até pouco tempo defendeu fervorosamente a candidatura de seu conterrâneo, Tony Blair.

Fontes diplomáticas presentes à sessão extraordinária desta quinta-feira disseram que a renúncia de Brown a apoiar Blair foi decisiva para chegar a um consenso em torno da presidência estável da União Europeia.

De fato, o executivo britânico apoiou a comissaria europeia, também trabalhista, durante o encontro de líderes socialistas, celebrado antes da cúpula, em prol de "equilibrar o poder" entre as duas forças políticas dentro do bloco e garantir, de passagem, uma cota para o Reino Unido na esfera da política do Conselho Europeu.

Fonte: Agência Prensa Latina