Bahia: Lula assina acordo de cooperação com Palestina

Em sua 5º visita a Salvador neste ano, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na manhã desta sexta-feira (20/11), um protocolo de intenções para cooperação técnica em diversas áreas com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O encontro aconteceu na Santa Casa de Misericórdia com a presença do governador Jaques Wagner (PT), o ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia, e o embaixador Ibrahim Al Zeben.

Os dois líderes também trataram do processo de paz no Oriente Médio, reforçando a imagem do Brasil como interlocutor para o conflito já que, na semana passada, Lula recebeu o presidente de Israel, Shimon Peres, em Brasília, quando foi convidado para ser um dos mediadores entre palestinos e israelenses. A postura do mandatário brasileiro é em favor do diálogo para superar os impasses na região. Em pronunciamento, Lula defendeu o fim dos assentamentos da Cisjordânia e o respeito aos limites do território palestino.

A visita de Mahmoud Abbas é a primeira de um líder palestino ao Brasil. O encontro com Lula serviu ainda para a discussão quanto à criação de parcerias em áreas como agricultura e esportes. No início da tarde, Abbas foi homenageado em um almoço oferecido pelo deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB).

Ford

Do encontro, Lula seguiu com Wagner para Camaçari, na Região Metropolitana, onde participaram do anúncio do novo plano de investimentos da Ford no país. Do montante de R$ 4 bilhões, a maior parcela ficará na Bahia, destinada à ampliação da planta de Camaçari. A expectativa é de geração de mais de mil novos postos de trabalho, além de um aporte financeiro em áreas estratégicas, como tecnologia, inovação e desenvolvimento de novos projetos e produtos.

Da redação local