Sem categoria

Serra "leva candidatura presidencial para passear em Curitiba"

O governador tucano de São Paulo, José Serra, "levou sua candidatura presidencial para passear em Curitiba", para usar a expressão de um jornalista local, Edson Fonseca . Serra foi à capital paranaense nesta quinta-feira (19) escorado num pretexto administrativo: a assinatura de um termo de cooperação técnica com o prefeito Beto Richa, também tucano. Mas ele subiu num palanque lotado de políticos e falou para uma plateia  de 2 mil pessoas, a pretexto do lançamento do programa Mulher Curitibana.

O desembaraço com que se movimimentam pelo Brasil os pré-candidatos presidenciais tucanos, Serra e Aécio Neves (governador de Minas Gerais) contrasta com as críticas que seu partido faz a uma alegada campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula. Numerosas representações do PSDB e do DEM tentando tolher Dilma já foram apresentadas aoTSE (Tribunal Superior Eleitoral), que as ignora.

O palanque da "Mulher Curitibana" foi montado por Richa, que pretende se candidatar a governador do estado em 2010. Mas Serra não assumiu uma preferência entre o prefeito e o também tucano senador Álvaro Dias. “Não vou vir de fora e manifestar minha opinião”, argumentou. Os dois reproduzem no PSDB do Paraná a contenda Aécio-Serra no plano nacional.

Mas o fato de vir de fora não impediu o governador paulista de fomentar divisões também em partidos alheios, em especial o PMDB do governador Roberto Requião, que se proclama "lulista". O deputado estadual peemedebista Luiz Cláudio Romanelli, líder da bancada governista na Assembleia, foi ao encontro de Serra já no aeroporto e acompanhou-o na van que o levou ao evento.

Da redaçãoi, com agências