Sem categoria

The Clash: disco London Calling faz 30 anos

Nesta sexta-feira (20) se completam 30 anos de um dos melhores discos da história da música popular britânica, o London Calling, do The Clash, uma das mesclas mais acertadas de música e política jamais realizadas.

O conteúdo estilístico musical do álbum é muito variado, incluindo o punk lúgubre (London Calling), o blues (Brand New Cadillac), o ska (Wrong'em Boyo), a música disco (Lost in the Supermarket), o reggae (The Guns of Brixton) e o rockabilly (Rudie Can't Fail).

O conteúdo político e a crítica social se encontram presentes como em todos os materiais da banda. Particularmente, as canções que mais claramente explicitam a temática política são London Calling, The Guns of Brixton. Ainda que se acredite que Spanish Bombs era uma homenagem aos revolucionários e lutadores da liberdade que combateram na Guerra Civil Espanhola e os efeitos que esta teve na região da Andaluzia.

Outros temas abordados no álbum são a solidão em consequência do uso das drogas (Hateful), o materialismo consumista (Lost in the Supermarket), o fascismo (Clampdown) e a vida de Montgomery Clift (The Right Profile).

London Calling foi gravado em 1979 em Londres. Para a época de seu lançamento, The Clash era uma das bandas punk mais importantes mas sua situação não era a melhor, porque estavam muito endivividados, sem empresário, sem produtor e em guerra aberta contra sua gravadora, a CBS Records.

Durante a primavera e o verão europeus de 1979, Mick Jones e Joe Strummer compuseram a maior parte dos temas do álbum no apartamento da avó de Jones, onde ele morava.

Fonte: La Republica