Sem categoria

Roubini: A diferença entre o que diz o “mercado” e os dados reais

Os “fundamentos” não justificam, só por si, a forte escalada nos mercados de ativos, afirmou o economista Nouriel Roubini, célebre por ter previsto a mais recente crise financeira. Roubini falou dos sinais de bolha nos mercados de ativos e do risco de forte correção.

De acordo com Roubini, se os “fundamentos” não forem mais robustos, há um grande risco de correção nos mercados financeiros. “A economia global está crescendo outra vez, evitamos a catástrofe da quase-depressão, mas há uma diferença entre o que o mercado nos diz e os dados que mostram que a recuperação é anêmica”, disse o economista. “O sistema financeiro vai ter perdas maiores do que o esperado”, advertiu.

Roubini considera que existem riscos de novas bolhas de ativos, uma vez que os mercados acionistas e de matérias-primas têm se valorizado bastante por força das baixas taxas de juro sobre os empréstimos. “É dinheiro fácil atrás dos ativos, como os mercados de ‘commodities’”, declarou. “Estamos assistindo ao início de uma bolha nos mercados financeiros”.

Roubini salientou que os Estados Unidos, por exemplo, têm crescido muito por conta de bolhas. “Foi a bolha tecnológica, a bolha imobiliária, a bolha do crédito hipotecário…”, relembrou. “Nos últimos 20 anos tem havido uma grande moderação na economia real, mas é também por isso que foram surgindo as bolhas de ativos”, disse.

“Os Estados Unidos têm de conseguir crescer de forma mais sustentável, que não dependa de bolhas”, avisou, frisando que é preciso reformular a supervisão do sistema financeiro. Se isso não acontecer, “vai ser bastante penalizador” para a economia.

Com informações do Jornal de Notícias