Três grandes eventos movimentam o mundo da música em Goiás

O 15º Goiânia Noise Festival, a 2º Conferência Brasil Central Music e o 4º Projeto de Intercâmbio Empório da Música beneficiarão o público goiano esta semana na capital de Goiás.

O Goiânia Noise está completando 15 anos de Festival ininterruptos. A produtora goiana Monstros Discos vai promover mais de 60 shows espalhados pela cidade em cinco dias, e não apenas as tradicionais três noites de festa. O evento acontece de 25 de 29 de novembro de 2009.

Patrocinado pela Petrobras, via Lei Rouanet, o Goiânia Noise começa com a exposição "15 Anos, 15 Visões", que reúne obras de 15 artistas e cartunistas que retratam o evento. Haverá também mostra com filmes e documentários sobre música e shows de bandas consagradas no meio independente.

Marcio Jr, idealizador e realizador do evento, disse que a idéia surgiu como um grande festival mesmo, que retratasse o panorama da música jovem e urbana brasileira. E agora mundial. Mas o primeiro evento foi modesto, diz ele, “com o passar dos anos conquistamos espaços para o rock alternativo mesmo com a música sertaneja enraizada em nosso estado. Agora há toda uma cadeia produtiva envolvendo a música, como produtoras, estúdios, equipes de sonorização e principalmente espaços para a realização de shows. Além de muitos artistas criativos. Ninguém duvida que o Goiânia Noise é responsável por levar o nome de Goiás nacionalmente”, aponta o diretor da Monstros.

BRASIL CENTRAL MUSIC

A 2ª Conferência Brasil Central Music, promovida pelo Sebrae-GO e mais sete entidades culturais, em parceria com o Festival Goiânia Noise já se comporta como um grande evento mundial da música. Inclui ciclo de debates, feira de negócios e mesas-redondas. A Conferência trará a cidade importantes agentes brasileiros e especialistas internacionais como Martim Atkins, Ruth Daniel, Paul Jones e Vijay Nair, entre outros.

O evento que acontece de 23 a 28 de novembro, reúne políticos, produtores, artistas, patrocinadores e agentes estrangeiros que discutirão temas como as leis de incentivo à cultura, inovações e novas possibilidades de acesso ao mercado de fonogramas, programas políticos e ações legislativas para a cultura, além da formação de um fórum global de jovens empreendedores em música.

EMPÓRIO DA MÚSICA

Para os músicos autoprodutores, acontece de 25 a 28 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos e na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, o IV Projeto Intercâmbio Empório da Música.

O evento trará uma mostra musical brasileira, feira de produtos e serviços e painéis sobre música e mercado dos músicos que produzem e distribuem sua própria produção.

Nesta edição, o projeto realizará mostra musical nacional, feira de produtos e serviços, painéis sobre música e mercado dos auto-produtores brasileiros e políticas públicas para o desenvolvimento da música popular brasileira.

A realização é do Pontão de Cultura República do Cerrado / UFG e a ABC – Ação Brasil Central, em parceria com a ASCCOM – Associação dos Cantores e Compositores do Estado de Goiás.

Segundo a produtora do evento, Luana Otto, o Projeto Intercâmbio – Empório da Música tem a diversidade musical brasileira como bandeira, dando destaque a artistas que estejam ampliando e repensando o lugar da nossa música no novo cenário mundial. “É uma ação resultante da protagonização do FNM – Fórum Nacional de Música, que congrega músicos e entidades de vários estados brasileiros”, explica.

A produção do Empório de Música de Goiás é conseqüência da participação de vários músicos na Câmara de Música no MinC . Esses músicos são autoprodutores, “um conceito diferente de "independente", que foi apropriado por vários empreendimentos grandes”, como explica um dos organizadores do evento, o músico Du Oliveira. “Os músicos produzem seus próprios trabalhos, a maioria por opção, e querem discutir direitos autorais e acesso ao mercado”, explica o coordenador.

Mais informações e programação completa dos eventos:
www.goianianoisefestival.com.br ou 3281-5358
www.sebrae.com.br
ww.republicadocerrado.org.br ou 9641-2833 / 3212-0916 (Luana Otto)

De Goiânia,
Eliz Brandão