Começa hoje o 1° Festival da Cajuína

O 1º Festival da Cajuína do Piauí será realizado, entre os dias 25 e 27 de novembro, na Praça Pedro II, em Teresina-PI. Durante o evento, palestras, oficinas e debates serão realizados com temáticas voltadas à cajucultura, com incentivo ao cultivo e à gastronomia do caju, industrialização e conhecimento científico, sem esquecer, é claro, da educação ambiental e da comercialização de produtos nos 34 estandes montados para o Festival.

O evento tem início no dia 25, às 14 horas, com credenciamento, e em seguida, às 15 horas, palestra de abertura com o tema “Cajuína canais de comercialização”, com o Eduardo Ventura, consultor do Sebrae.

A abertura oficial está programada para às 19h, com a presença do governador em exercício, Wilson Martins, do presidente da Cajuespi (Cooperativa dos produtores de cajuína do Piauí), Lenildo Lima e demais produtores, além de representantes do Emater, SDR e Sebrae, ambas realizadoras do evento. É importante ressaltar que no dia 26 (quinta-feira) às 17h30, será empossada a diretoria da Procajuína, Associação de produtores de cajuína, criada para a articulação do projeto de certificação da cajuína do Piauí com identificação geográfica.
Para a parte cultural do evento, sobem ao Palco Cajuína: João Cláudio Moreno, Lázaro do Piauí, Vavá Ribeiro e Valor de PI, Gonzaga Lú, Oscaipora e Rock Moreira.

Hoje, o Piauí é o segundo maior produtor de caju do Brasil, com 170 mil hectares plantados, dos quais cerca de 150 mil em produção. O principal fator que faz com que a cajucultura seja importante para o Estado é a sua capacidade de geração de emprego e renda durante a estação seca, para a produção rural, e pelo fato de que a maior parte dos plantios é explorada por pequenos e médios produtores.