Sem categoria

Consumo de erva-mate ajuda a prevenir problemas cardiovasculares

Uma decisão do governo federal deve incentivar o consumo da erva mate. O Conselho Monetário Nacional aprovou, nesta quinta-feira (26), a inclusão do produto no programa Mais Alimentos além de incluí-lo como item da alimentação escolar.

A medida beneficia produtores dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Sindicato das Indústrias de Erva-Mate no Rio Grande do Sul estima que a cadeia produtiva é responsável pela geração de mais de 700 mil empregos diretos e indiretos nestes estados.

Somente no estado gaúcho, a atividade é fonte de renda em mais de 80 mil pequenas e médias propriedades, distribuídas em 163 municípios.

A erva – mate traz diversos benefícios à saúde. Estudos mostram a presença de vitaminas e sais minerais. A bebida ainda ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de auxiliar na digestão e produzir efeitos diurético e estimulante.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho, a erva-mate também é capaz de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres.

“A erva-mate, por ela atuar diretamente nesses processos oxidativos favorecendo a neutralização ou a diminuição dos radicais livres, ela favorece o não desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porque oxidação é ferrugem celular”.

O Conselho Monetário Nacional também estabeleceu novos prazos para renegociação de dívidas dos agricultores familiares e inseriu caminhões utilitários entre os itens financiáveis pelo Pronaf Mais Alimentos.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário