Especialistas destacam importância de debate sobre endividamento

Participantes do seminário sobre defesa do consumidor e prevenção ao superendividamento destacam a importância do debate marcado para esta sexta-feira, 27/11, às 8h, na sala das comissões da Assembleia Legislativa. Para os militantes e representantes de entidades que defendem os direitos do consumidor, trata-se de uma grande oportunidade para divulgar a importância da educação para o consumo, em plena época de apelo às compras e acúmulo de dívidas em final de ano.

“Esse seminário é muito importante. O endividamento responde por mais da metade do movimento no Decon hoje em dia”, destaca João Gualberto, do Procon Estadual (Ministério Público do Ceará). “Muita gente ultrapassa a condição de endividamento e chega ao superendividamento, ou seja, deixa de ter o mínimo necessário para as despesas básicas do dia a dia, comprometendo seu orçamento e sua sobrevivência”, acrescenta.

Para Gualberto, a iniciativa dos deputados Chico Lopes e Lula Morais, ambos do PCdoB, em promover o seminário, é digna de destaque. “É uma importante ação de educação para o consumo. Iniciativas como essa são cada vez mais necessárias”.

Já a advogada Telma Valéria, do Procon Assembleia, aponta o papel didático do evento, ao estimular os consumidores para que organizem suas contas e procurem não cair em desequilíbrio financeiro, apesar dos tantos apelos do comércio nas festas de final de ano.

“O seminário lembra a necessidade de os consumidores se organizarem para o fim de ano, que traz muitas despesas. Além dos presentes e do apelo ao consumo em geral, existem os pagamentos obrigatórios dessa época, como IPVA, IPTU, matrículas e mensalidades escolares”, alerta.

“É uma época em que muitos consumidores acabam acumulando dívidas que vão se prolongar durante o ano novo”, acrescenta, destacando o perigo dos “juros sobre juros” no cartão de crédito e a situação dos servidores públicos cuja renda é consumida por sucessivos empréstimos com desconto em folha.

“Muitas vezes o funcionário fica sequer sem o dinheiro para as despesas mais básicas. É importante estar atento, para não deixar que o endividamento vire superendividamento”, acrescenta Telma Valéria.

Além dela e de João Gualberto, o seminário desta sexta-feira contará com a participação do secretário executivo do Procon Fortaleza, João Ricardo, e de Humberto Veiga, consultor da Câmara dos Deputados sobre finanças. Os deputados Chico Lopes e Lula Morais também integrarão a mesa de debates.

O evento é aberto à participação de todos os interessados no tema, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo fone 3253-5906.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE

Saiba mais em: Mandatos realizam seminário sobre prevenção ao superendividamento