Sem categoria

Eleições no Uruguai terminam com mais de 76% de comparecimento

Os mais de 6.800 colégios eleitorais habilitados neste domingo (29) para o segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai foram fechados às 19h30 locais (mesmo horário de Brasília).

Antes do término das votações, o juiz Edgardo Martínez Zimarioff, do Tribunal Eleitoral, informou que mais de 76% dos 2,5 milhões de uruguaios habilitados compareceram aos centros de votações para eleger o sucessor do presidente Tabaré Vázquez, que deixará o cargo em março do próximo ano com altos índices de aprovação.

Zimarioff destacou o comparecimento nos departamentos de Colonia, no litoral, com participação de 82% da população; Rocha, com 80%, e Río Negro, com 72%.

Ele também informou que a jornada ocorreu de forma calma e sem grandes dificuldades. Algumas seções eleitorais, localizadas principalmente nas áreas rurais, ainda estão abertas devido ao mau tempo que atinge o país há uma semana.

Mesmo com as fortes chuvas e inundações, os uruguaios não deixaram de participar do pleito, o que causou um grande congestionamento e filas nos centros de votação.

Disputam a presidência o governista José Mujica, da coalizão Frente Ampla, e o conservador Luis Lacalle, do Partido Nacional. Os primeiros dados oficiais são esperados para as 21h30 locais.

Favorito, Mujica — senador e ex-guerrilheiro tupamaro — aguarda os resultados no Hotel NH Columbia, no centro da capital. Além de seu companheiro de chapa, Danilo Astori, e de outros militantes da aliança governista, espera-se também a presença de Vázquez.

Com informações da Agência Ansa Latina