Piauí assina convênio de intercâmbio para médicos
Além do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), capital da Alemanha, o governador Wellington Dias conseguiu um importante acordo de cooperação técnica na área de saúde durante sua visita oficial à Europa com o município de Eisenach, localizado no estado da Turíngia.
Publicado 30/11/2009 09:50 | Editado 04/03/2020 17:01

Depois de conhecer as dependências do hospital, Wellington Dias, acompanhado da secretaria da SEID, Rejane Dias; do secretário de saúde, Assis Carvalho e da assessora especial da prefeitura de Picos Belê Medeiros, assinaram um documento que dá início a um intercâmbio de profissionais médicos entre Piauí e Alemanha. A operação vai ser realizada com o apoio de representantes públicos do Brasil e Alemanha, dentre eles, Ministério da Saúde brasileiro, parlamento alemão e embaixada brasileira em Berlim.
Com relação ao UKB, de Berlim, Wellington Dias tem acordo semelhante, porém, extenso à aquisição de equipamentos médicos de última geração para o sistema de saúde do Piauí. Os primeiros passos dessa parceria acontecem no início de 2010, quando dois médicos alemães passarão uma temporada no Piauí, em visita de inspeção às principais unidades de saúde do Estado em Teresina e no interior. Dessa permanência será elaborado um documento apontando prioridades nas áreas de qualificação, intercâmbio e aparelhagem.
O município de Picos esteve presente na negociação na Alemanha, representada por Belê Medeiros, considerando que aquele município conta com investimentos da ONG alemã Associação ProBrasil, que construiu um complexo policlínico em área onde o governo estadual vai construir um novo hospital.
O presidente da entidade germânica presente em Picos, Uwe Weibrecht, também acompanhou as negociações firmadas com o diretor geral do UKB, Axel Ekkernkamp, acompanhado de seu administrado administrativo, Matthias Witt que, neste ano, esteve no Brasil em uma primeira visita de consolidação da parceria entre Governo do Piauí e Alemanha que vai, sobretudo, assegurar notável qualidade à área de reabilitação na saúde do Piauí. Wellington Dias, Rejane Dias e Assis Carvalho deram entrevistas aos veículos de comunicação alemães que fizeram a cobertura da visita e explicaram que este trabalho de cooperação vai ser extenso a todo o estado do Piauí.