Sem categoria

Andrade, perto de quebrar um tabu

Caso o Flamengo vença o Campeonato Brasileiro no domingo, além de finalizar uma hegemonia paulista de cinco anos e derrubar um jejum que os rubro-negros ostentam desde 1992, terá fim mais um tabu relacionado ao Nacional (ao menos desde 1971, a "era moderna" do certame): Andrade, comandante flamenguista, será o primeiro técnico negro campeão brasileiro.

Por Olavo Soares, para o blog Futepoca

A relação dos treinadores campeões brasileiros pode ser consultada na sempre necessária RSSSF. A página traz todos os nomes e uma simples passada de olho deixa claro que não há nenhum negro entre os vencedores. Com "boa vontade" poderíamos incluir alguns mestiços, como Carlos Alberto Torres, Carlinhos e até mesmo o maior dos campeões brasileiros, Vanderlei Luxemburgo. Mas negro autêntico, inconteste, Andrade seria o primeiro.

É interessante ver como há pouquíssimos negros como técnicos no futebol nacional. Além de Andrade – que só foi virar técnico pra valer nesse ano, já que vivia na condição de "interino fixo" no Fla – só me lembro, de cabeça, de Lula Pereira, ex-América-MG, Botafogo-SP e que teve uma passagem fraca pelo próprio Flamengo.

Num meio em que, entre os atletas, os negros são maioria ou quase maioria, é inquietante constatar como poucos entre eles seguem o rumo que é natural para tantos outros da profissão. Racismo? Sei lá, acho que seria simplista colocar todo o peso disso nesse fato. Não tenho opinião formada. E vocês?