Sem categoria

Lula diz que suposto esquema de corrupção no DF é deplorável

Em entrevista ao final da visita de um dia à Kiev, capital da Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (2) que o suposto esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal (PF) no governo do Distrito Federal é deplorável. Segundo a PF, o governador José Roberto Arruda (DEM) teria recebido dinheiro não declarado de empresas privadas para sua campanha, em 2006.

Lula disse que quem for culpado pelas irregularidades deve ser punido. O presidente reafirmou que o principal motivo de escândalos como esse é a demora para a aprovação da reforma política no Congresso Nacional.

“É deplorável para a classe política. Eu não entendo por que não se aprova a reforma política”, afirmou, ao acrescentar que o texto não é aprovado “provavelmente” porque os próprios parlamentares seriam afetados pelas mudanças. Ele defendeu ainda a convocação de uma Assembleia Constituinte só para tratar de mudanças na Lei Eleitoral.

O presidente fez as declarações antes de embarcar para a Alemanha, terceiro país da Europa que visitará em menos de uma semana. Antes de chegar à Ucrânia, ele foi a Portugal, onde participou da Cúpula Ibero-Americana.

Em entrevista concedida nesta segunda (1º), Lula evitou comentar as denúncias de corrupção que envolvem Arruda. “As imagens não falam por si”, disse ao mencionar as gravações divulgadas na imprensa que indicam o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal.

Roberto Maltchick,
Da Agência Brasil enviado Especial a Kiev (Ucrânia)