Trabalhadores da GEA – Westfalia entram em greve

Cerca de 30 funcionários estão de braços cruzados aguardando a contraproposta da empresa, em Jaguariúna.

Mais uma paralisação de trabalhadores da base do SindMetal Jaguariúna e Região começou agora pela manhã, nas imediações do Distrito Industrial, em Jaguariúna. Desta vez, os trabalhadores mobilizados são da empresa GEA-WESTFALIA. Cerca de 30 funcionários cruzaram os braços na manhã de hoje e aguardam uma contraproposta da empresa condizente com suas reivindicações.

Em 2009, a GEA, empresa que fabricava decantadores e centrífugas industriais, adquiriu a WestfaliaSurge, líder mundial em tecnologias para a pecuária leiteira, tornando-se então uma gigante multinacional com sede na Alemanha. Entretanto, sua oferta de negociação aos trabalhadores está muito acanhada para uma empresa deste porte.

Questionado sobre a produção, um trabalhador na paralisação alerta: “A empresa está produzindo demais, estamos fazendo horas extras até não aguentar e não paramos um minuto”. Mesmo assim, a empresa apresentou uma proposta que não condiz com a produção atual. “É uma porcaria o que estão nos oferecendo, estamos indignados”, afirma o trabalhador.

BANCO DE HORAS E PLR
Segundo o presidente do SindMetal e vereador em Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá, a empresa não só está querendo um retrocesso nas negociações como ainda está fraudando um banco de horas sem negociação com os trabalhadores e o sindicato.

“Banco de horas sem reconhecimento do Sindicato é fraude e vai contra os interesses dos trabalhadores”, cita o presidente. Ele lembra que, recentemente, o Sindicato conquistou um acordo com a JHT que beneficiou cerca de 400 trabalhadores e ex-trabalhadores da empresa que praticava banco irregular de horas com seus funcionários.

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também está na pauta de reivindicação dos trabalhadores, além de um Plano de Cargos e Salários. “Cortaram nossa PLR desse ano, mesmo com a gente produzindo aos montes pra eles”, disse um trabalhador. Conforme o presidente do SindMetal explica, a empresa propôs dar 250 reais de antecipação salarial para os trabalhadores em substituição à PLR.

O QUE OS TRABALHADORES QUEREM

– Pagamento das horas extras com adicionais previstos na Convenção Coletiva de Trabalho do banco de horas irregular e interrupção imediata do regime compensatório de horas;

– Reajuste de 8,43% de aumento salarial;

– PLR de 2 mil reais;

– Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho;

– Plano de Cargos e Salários

Fonte: www.portaldostrabalhadores.com.br