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CUT, Força e UGT fazem pré-estreia de Lula, o Filho do Brasil

Três das maiores centrais sindicais do Brasil — a CUT, a Força Sindical e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) — promovem, nesta semana, sessões especiais do aguardado filme Lula, o Filho do Brasil. Com a iniciativa, pelo menos 2 mil trabalhadores sindicalizados terão o privilégio de assistir ao longa-metragem antes de seu lançamento em circuito comercial.

A UGT, por exemplo, agendou sua pré-estreia para o próximo sábado (5), às 11 horas, no CineSesc — uma das melhores salas de exibição de São Paulo, localizada no número 2.075 da tradicional Rua Augusta, na região da Avenida Paulista. “Não podemos deixar de valorizar um presidente que veio do movimento sindical. Tivemos um que foi da Sorbonne (Fernando Henrique Cardoso — 1995-2002), mas que não tinha a relação com o trabalhador que Lula tem”, afirmou o presidente da UGT, Ricardo Patah

É em outra sala paulistana — o Cine Marabá, na região central — que ocorre a primeira dessas sessões para trabalhadores. O evento, promovido pela CUT e pela CUT-SP, tem início às 20 horas desta quinta-feira (3). “Queremos ajudar a divulgar a história de um trabalhador de sucesso para mostrar a importância da filiação aos sindicatos”, diz Wagner Freitas, dirigente cutista. Segundo o Portal do Mundo do Trabalho, a pré-estreia “atingirá parte do público sindical, ou seja, Direção Executiva Nacional, Direção Nacional, Representações dos Ramos e entidades parceiras da CUT, pois há lugares somente para 430 pessoas”.

Na sexta-feira (4), será a vez da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, com duas sessões — às 15 e às 18 horas —, no Palácio do Trabalhador, na Liberdade. As entidades distribuíram 1.200 convites para ambas as pré-estreias, que terão a presença do ator Rui Ricardo Diaz, que interpreta Lula no filme.

Preço simbólico

Além das sessões especiais, as centrais também fizeram acordo para o sindicalizado adquirir, antecipadamente, até dois ingressos ao preço simbólico de R$ 5, cada um. Para conseguir o benefício, o trabalhador deve apresentar a carteirinha do sindicato e comprar o ingresso até o dia 31 de dezembro deste ano, nos cinemas das redes Cinemark, Kinoplex / Grupo Severiano Ribeiro e UCI Cinemas. O filme dever ser visto na primeira semana de exibição (entre 1 e 7 de janeiro de 2010).

As promoções e vantagens não acabam por aí. Alguns sindicatos também vão adquirir lotes de ingressos para facilitar a compra pelos trabalhadores. Além disso, quando o filme estreiar em circuito nacional, o trabalhador sindicalizado poderá comprar o ingresso com 50% de desconto diretamente nas bilheterias dos cinemas. Segundo produtores, serão realizadas, ainda, exibições especiais para comunidades pobres de grandes cidades e localidades da zona rural onde não há cinemas.

O filme

Lula, o Filho do Brasil teve orçamento de aproximadamente R$ 12 milhões e foi rodado sem nenhuma verba pública. A trama gira em torno nos primeiros 35 anos de vida do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva — desde seu nascimento, em 1945, no sertão de Pernambuco, até sua consagração como líder sindical, em 1980, no ABC paulista. Dirigido por Fábio Barreto, o filme deve ser exibido em mais de 400 salas no Brasil. Fazem parte do elenco Glória Pires, Cléo Pires, Juliana Baroni e Milhem Cortaz.

As parcerias com centrais e sindicatos fazem parte da estratégia dos produtores de Lula, o Filho do Brasil para levar pelo menos 5 milhões de pessoas aos cinemas. Mas, pelas expectativas mais otimistas, o filme pode ter até 10 milhões de espectadores. Depois do Natal, começa a divulgação em rádio e TV, com comerciais de 30 segundos. Em março, haverá estreia na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Da Redação, com agências