Sem categoria

Para onde vai FHC?

Em um artigo publicado no começo de dezembro, Fernando Henrique Cardoso reclamou da legislação em defesa do pré-sal para os brasileiros .

Fernando Henrique Cardoso

Também atacou a preferência de Lula – pública e transparente – pela compra de aviões franceses para a FAB. Logo ele, FHC, que foi acusado de interferir pessoalmente, e às ocultas, na privatização da Telebrás em favor de um grupo estrangeiro, em 1998. E, ainda por cima, escandalizou-se pela insistência de Lula para a Cia Vale do Rio Doce (privatizada por FHC) construir uma siderúrgica no Brasil.

FHC alinhava as mesmas ideias elitistas que, em 1945, levaram à deposição do presidente Getúlio Vargas, quando ele iniciava o rompimento com as forças do atraso, aliadas do imperialismo e contrárias à industrialização do país. Essas ideias também levaram ao suicídio de Vargas e, depois, em 1964, à deposição do presidente João Goulart, abrindo a ditadura militar.

Repetindo a direita de 1964, acusou o governo do presidente Lula de ser uma espécie de “república sindicalista”, um “sub-peronismo” aliado a sindicatos e movimentos sociais, tendo uma “burocracia sindical alinhada no Estado”.

“Para onde vamos?”, perguntou FHC. Eles caminham, com certeza, para a derrota na eleição de 2010. Será um embate que o povo entende e no qual tem um lado muito definido, como já manifestou amplamente para desespero da oposição neoliberal.