Sem categoria

Republicanos dos EUA sabotam esforços contra aquecimento global

Congressistas republicanos pressionam o presidente Barack Obama para que abandone seus esforços contra o aquecimento global, segundo mensagens eletrônicas descobertas recentemente, revelou nesta quinta-feira o diário The Washington Post.

Nos e-mails, os congressistas conservadores questionam a base científica das teorias que associam a contaminação com o aumento do calor e o derretimento das calotas glaciais e polares, afirma o jornal.

Uma das mensagens, dirigida à Agência de Proteção do Meio-Ambiente, solicita de maneira expressa que sejam paralisadas as discussões de uma legislação para limitar as emissões de gases de veículos, usinas energéticas e outras fontes contaminantes.

Os congressistas assinalam na carta que os cientistas poderiam manipular as evidências, em uma espécie de teoria da conspiração contra o petróleo e o desenvolvimento industrial e, por isso, querem paralisar todas as tentativas de regulação até que sejam comprovadas as teses do aquecimento global.

Obama prometeu que comparecerá à próxima cúpula mundial sobre a mudança climática em Copenhague, na Dinamarca, com a proposta de reduzir até 2020 a emissão de gases de efeito estufa em até 17%, em relação aos níveis de 2005.

Fonte: Prensa Latina