Iluminação natalina ganha ruas de Aracaju

A já tradicional decoração natalina de Aracaju começa a ganhar as ruas da cidade e, assim, agradar turistas e moradores. Guirlandas, luminárias em forma de anjos, sinos, bolas, estrelas e pinheiros podem ser vistos ao longo das principais vias da capital, principalmente no Centro.

Na próxima terça-feira, 08, durante a missa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, na Catedral Metropolitana, o prefeito Edvaldo Nogueira entrega o restante da iluminação, que abrangerá prédios históricos e, inclusive, bairros mais afastados.

Como forma de manter a tradição, as luzes da cidade serão completamente acesas numa data simbólica para o aracajuano: 08 de dezembro, alusiva à comemoração da padroeira de Aracaju – Nossa Senhora da Conceição – quando a cidade presta homenagem à santa com o feriado municipal (instituído pela Lei nº 05/67). Na próxima segunda-feira, dia 7, às 17h30, o prefeito vai entregar oficialmente o presépio do Parque Augusto Franco (Sementeira) – última etapa do projeto Natal de Luz 2009.

Assinada pelo artista plástico Ivo Gato, a decoração natalina requereu investimentos superiores a R$ 950 mil reais por conta da inovação proposta para esse ano. Além das formas e cores, a decoração traz algumas figuras tridimensionais, possibilitando diferentes nuances de cores e formas entre noite e dia. Outro diferencial é a abrangência da decoração: diversos pontos da cidade serão contemplados, a exemplo de Bugio, Santos Dumont, 18 do Forte, Orlando Dantas, Augusto Franco e Siqueira Campos – a fim de transformar Aracaju em um pólo nacional de atração turística durante as festividades de final de ano.

A iluminação da cidade propõe uma reflexão dos reais valores do Natal e convida a população a uma maior compreensão do próximo, sem tirar do foco a qualidade de vida, tão presente em cada canto da capital. A beleza do projeto Natal de Luz 2009 já pode ser vista no Parque da Sementeira, avenida Ivo do Prado, Orla de Atalaia, e em parte do Centro comercial, cujos calçadões da João Pessoa e Laranjeiras receberam pórticos natalinos.

Projeto

Desde 2006, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem reforçado os investimentos para deixar bairros, avenidas, praças, monumentos e pontos turísticos ainda mais atrativos e iluminados. E esse ano não poderia ser diferente, as luzes e o colorido do Natal estão por toda parte, da zona norte à zona sul. O projeto é assinado pelo artista plástico Ivo Gato.

"A decoração natalina de Aracaju já é um dos itens que caracterizam a nossa qualidade de vida, realçando os pontos turísticos, as nossas praças, ruas e avenidas, bem como as edificações mais importantes da cidade. Priorizamos os símbolos universais da tradição religiosa cristã e as luzas que caracterizam esse período do ano", ressaltou o prefeito Edvaldo Nogueira.

A meta de Edvaldo Nogueira é fazer com que a capital sergipana se transforme num pólo nacional de atração turística durante as festividades de final de ano. Por isso, o investimento na decoração natalina da cidade tem dois objetivos: comemorar o nascimento de Jesus, uma data importante do mundo ocidental, e transformar Aracaju em pólo do turismo de Natal. "É preciso que a gente aposte em nossa cidade como destino turístico. Até 2012 pretendemos rivalizar com o Natal de Gramado [RS]", afirmou.

Confira a programação cultural do presépio do Parque da Sementeira:

07/12 – Segunda-feira (17h30) – inauguração com apresentação dos Canarinhos e lançamento do Cartão de Natal OI
13/12 – Domingo (17h30) – apresentação da Orquestra Sanfônica com repertório natalino
20/12 – Domingo (17h30) – apresentação dos Canarinhos
23/12 – Quarta-feira (17h30) – apresentação da Orquestra Sanfônica com repertório natalino