PMDB a procura da unidade

 Uma força tarefa está sendo montada no partido para tentar estancar feridas e selar a unidade em torno de uma candidatura unica para o diretório. Deputados querem que Marcelo e Reis evitem a disputa e montem uma chapa de consenso.

 Uma reunião marcada para esta sexta-feira, 4 deve adiantar as conversações entre as maiores lideranças do PMDB para buscar selar a paz e evitar a disputa dentro do partido às vésperas de um ano eleitoral. “Estiveram comigo ontem o deputado Iderval Silva, a deputada Josi, o deputado Eli, depois também o presidente da ATM, Valtenis Lino, e todos pregando a busca da unidade, do fortalecimento do PMDB, que é o que nós também queremos”, disse ao Site Roberta Tum nesta manhã o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).

Ao que tudo indica está faltando apenas que o deputado federal Osvaldo Reis (PMDB), presidente do partido também acene a bandeira branca para que a paz seja selada entre os diversos líderes. Participam da conversa nesta manhã o deputado Moisés Avelino, Igor Avelino, Eudoro Pedroza, Udson Bandeira, entre outros nomes.

Um grupo só

Discordando de que existam “grupos” dentro do PMDB, o ex-governador, e presidente de honra do PMDB, falou da necessidade do diálogo, para que “companheiros que estavam isolados dentro do processo, possam participar”. Marcelo Miranda lembrou que a discussão de formação de outra chapa foi justamente para garantir a participação de todos no processo.

“Penso que o governador é o grande condutor do processo político hoje, com todo respeito que tenho a ele, mas nós devemos buscar as soluções e levar”, argumentou. Presidente de honra do partido, Marcelo vem recebendo lideranças, convencionais, e buscando – segundo ele – garantir que todos sejam ouvidos.

Discutindo as demissões

Na pauta da reunião de hoje, segundo o governador, “as diferenças devem ser saneadas”, para que haja um grande entendimento com todas as lideranças do PMDB. Marcelo fez referência ainda às demissões recentes “de companheiros do PMDB, e todos são importantes”.

O ex-governador disse que é preciso “saber separar governo de diretório”, e que nenhum companheiro pode ser prejudicado por ter uma ou outra opção dentro da disputa prévia pelo diretório.

O papel conciliador do deputado Iderval Silva (PMDB) foi destacado por Marcelo Miranda. “Todos são importantes e têm conversado, mas o deputado Iderval quero destacar, tem sido um conciliador”, frisou.

Pensando 2010

Elogiando a nomeação do vereador e ex-deputado Carlos Braga para a secretaria de Governo – que toma posse nesta manhã – Marcelo disse ao Site Roberta Tum, que Braga tem todas as condições de “dar segurança” ao processo de discussão e acomodação de forças dentro do governo.

O ex-governador disse também que nesta rodada de conversações é importante que o partido saia fortalecido para “ter candidatura própria no ano que vem”. Marcelo foi enfático: “eu advogo esta causa. Com todo respeito aos demais partidos, que é lógico, pode haver uma composição. Mas até para isto temos que colocar a candidatura do PMDB em debate”, justificou.

 

Fonte: Roberta Tum