Reunião da Comissão Política do PCdoB aponta rumos de 2010

Conjuntura estadual

A Comissão Política do PCdoB Tocantins se reuniu na manhã deste sábado para fazer analise de conjuntura e debater os primeiros pontos do projeto eleitoral do Partido em 2010.

O presidente estadual do PCdoB, Nilton Barbosa abriu os trabalhos fazendo exposição sobre o cenário tocantinense. Marcado na atualidade por "um governo parlamentarista" com poucas mudanças práticas com relação aos antecesseores, que esta buscando a unidade do PMDB como forma de fortalecimento, ainda com problemas em sua composição, com carater conservador e que tenta ser representante da base de Lula no estado.

Para o secretário de relações institucionáis, Elvio Quirino, este é um cenário ruim, que demonstrou fragilidade da sociedade civil e os partidos com devem se organizar em torno de um projeto norteador para o Tocantins. Jeany Aguiar lemboru que é impotante para o PCdoB demarcar seu campo de dialogo e que nesta linha o Partido trabalha no sistema de eliminação de possibilidades, assim, o PCdoB deve jogar palpel no confronto as forças conservadoras combatentedo a aliança PSDB-DEM aqui no estado, juntos ou separados, Kátia e Siqueira não fazem parte do campo de dialogo para alianças eleitorais. Antonildo Medeiros lembrou que o projeto do Partido deve ser pensado a um prazo maior, tendo com marco o processo de 2010.

Partido

Dentro das observações sobre o cenário a CPE procurou estabelecer uma série de encaminhamentos no sentido de dar os primeiros passos na construção de uma verdadeira base de sustentação de Lula no Tocantins. Dentro desta linha o Partido espera aperfeiçõar sua chapa, que ja conta com nomes para todos os cargos, dentro da certeza de que esta é apenas a proposta inicial do PCdoB, que junho é o limite, procurar aliados da esquerda na base de Lula e outras alternativas. Que as forças da esquerda são pequenas, que os aliados são flutuantes e a tática do Partido deve se adequar a esta realidade, que independente de suas alianças e acordo o trio PMDB-PT-PR faz parte do campo de alianças do Partido e que procurará a melhor alternativa no sentido de nossos intereces táticos e estratégicos.