Sem categoria

Caso Arruda: ocupação trava instalação de CPI

Apesar da combatividade dos estudantes que permanecem ocupando a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) tentam dialogar com o movimento para que desocupem pacificamente o espaço para que possa ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e para que sejam avaliados os pedidos de impeachment do governador e do seu vice.

Ninguém duvida da combatividade dos estudantes que ora ocupam a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A maioria concorda também que a causa deles é nobre: a ocupação exige a renúncia ou o afastamento do governador José Roberto Arruda e de seu vice, Paulo Octávio, ambos do DEM, e entrou em seu quinto dia nesta segunda-feira (7/12). Entretanto, os deputados distritais do PT tentam convencer os estudantes a abandonarem o plenário da Câmara por um motivo bastante pragmático: o plenário precisa ser utilizado para que seja feita a leitura do requerimento de instalação da CPI da corrupção, assim como a avaliação dos pedidos de impeachment do governador e seu vice.

Os deputados governistas estão utilizando a situação para adiar o embate. Eles alegam que não há condições de instalação da sessão plenária por conta da ocupação.

O prazo dado pela justiça para que os estudantes que ocupam a Câmara Legislativa saíssem voluntariamente da instituição encerrou às 17h10. Desde então, o clima na casa legislativa era tenso. Os elementos que compunham o cenário de apreensão eram dezenas de veículos de imprensa, uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) autorizando o uso da polícia para desocupar o plenário e a promessa dos estudantes de resistirem à força policial, caso fosse utilizada.

Reintegração de posse suspensa

O presidente interino da CLDF, deputado Cabo Patrício (PT), entretanto, agiu para reduzir tamanha apreensão. Patrício negociou com a Justiça para não realizar a reintegração de posse nesta segunda-feira (7/12), a fim de evitar conflito com os manifestantes, e está dialogando com os ocupantes para que abandonem voluntariamente o plenário da Câmara, permitindo que se realizem os procedimentos necessários à instalação da CPI da corrupção e avaliação dos pedidos de impeachment.

O presidente da casa já convocou sessão extraordinária da Cãmara Legislativa com a pauta para amanhã, e espera ter sucesso na negociação junto aos estudantes.

De São Paulo, Luana Bonone e, de Brasília, Gustavo Alves