Sem categoria

DF: Clima tenso e receio de uso da força policial na Câmara

Encerrou às 17h10 o prazo dado pela justiça para que os estudantes que ocupam a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) saíssem voluntariamente da instituição. A ocupação exige a renúncia ou o afastamento do governador José Roberto Arruda e de seu vice, Paulo Octávio, ambos do DEM, e entrou em seu quinto dia nesta segunda-feira (7/12). Os estudantes afirmam que não vão arredar o pé.

O clima na CLDF é de apreensão neste momento. O presidente interino da Câmara, Cabo Patrício (PT), tem em mãos uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) autorizando o uso da polícia para desocupar o plenário a partir das 17h10 desta segunda-feira (7/12). O deputado afirma que não vai permitir o uso de violência, mas os manifestantes estão apreensivos e o clima é tenso.

Há bastante imprensa acompanhando este momento da ocupação, entretanto, desde que estourou o prazo final para a desocupação voluntária, ninguém mais entra na Câmara, a não ser
os funcionários da Casa.

Por meio de listas de e-mails e outros instrumentos de interação do movimento estudantil, o grupo que mantém a ocupação alertou para apossibilidade de uso da força policial e pediu solidariedade e mais mobilização, pois afirmam que não vão sair do prédio e, se houver tentativa de retirá-los à força, vão resistir.

De São Paulo, Luana Bonone e, de Brasília, Gustavo Alves