Sem categoria

Bird alerta para "ondas" de crise como a de Dubai

O presidente do Banco Mundia (Bird), Robert Zoellick, manifestou confiança em que o impasse da dívida de Dubai será solucionado, mas alertou que haverá "diferentes ondas" de efeitos da crise até o mundo superar os atuais problemas econômicos.

A turbulência financeira em Dubai "pode ser contida", uma vez que o emirado e seus credores devem chegar a um acordo de suspensão dos pagamentos, disse Zoellick em entrevista à agência Kyodo. "Eu vejo o incidente Dubai como um exemplo de que ainda há problemas no mundo e, quando os sistemas financeiros estão menos transparentes, é difícil identificar estes problemas", disse Zoellick.

Ele afirmou que a crise apresenta diferentes problemas, dependendo do estágio de desenvolvimento das economias. Para os países pobres, a crise começou com uma disparada nos preços dos alimentos e combustíveis antes de chegar ao mercado financeiro, disse Zoellick.

Ele acrescentou que as taxas de desemprego elevadas, os problemas de crédito ao consumidor e grandes perdas no setor bancário nos EUA têm características diferentes do problema original do mercado hipotecário. "Desde o início da crise, eu alertei que é preciso ver o perigo da onda de efeitos", disse.

Com agências