Governadores traçam cronograma para Transnordestina

Os governadores Wellington Dias, Cid Gomes (Ceará) e Eduardo Campos (Pernambuco) foram recebidos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira, em Brasília.

Participaram do encontro o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, o ministro Guido Mantega, dentre outras autoridades.

No encontro, foi estabelecido um novo cronograma para as obras da Transnordestina e a previsão é de que a ferrovia seja concluída em 2011. O objetivo da reunião foi discutir a celeridade da obra, que é uma das mais importantes para o desenvolvimento, pois vai gerar cerca de 7 mil empregos diretos na região.

No Piauí, já foram resolvidas as questões relacionadas ao licenciamento ambiental, contratos de projetos e o trecho em que a ferrovia vai passar no Estado já foi iniciado. Durante a reunião com o presidente, os governadores apresentaram ao presidente o desejo de uma distribuição mais igual dos royaltes do Pré-sal.

Em Brasília, o governador Wellington Dias foi homenageado com a Medalha Ordem do Mérito da Defesa, concedida pelo ministro Nelson Jobim. A medalha foi instituída em 2002, sendo entregue a instituições e personalidades que prestam relevantes serviços às Forças Armadas. Entre os homenageados estavam, além de Wellington Dias, o governador José Serra (SP), ministros e oficiais.