Jô enfatiza trabalho das mulheres na Marinha

No mês em que se comemora o Dia do Marinho (13 de dezembro), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi à tribuna da Câmara para destacar o trabalho da Força. 

marinheira - Arquivo

  Ela lembrou não só a atuação na defesa das 200 milhas da costa nacional, nas operações de suporte ao pré-sal, nos avanços científicos e tecnológicos, quanto as necessidades estruturais para responder a tantos e vultosos desafios.  A deputada também homenageou as mulheres que integram a Marinha nacional. “Hoje temos 1.642 oficiais, 1.128 pras e 133 grumetes, marinheiras e recrutas. Esta é a demonstração de que o processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, não se realiza sem a presença da mulher”, disse.

Discurso

 “Senhor presidente, caros deputados, queridas deputadas, dia 13 de dezembro se comemora o Dia do Marinheiro. Hoje, o Senado da República realizou sessão solene de homenagem ao Dia do Marinheiro. É evidente que a oportunidade que estamos tendo de registrar a importância dessas Forças Armadas, que é a Marinha do Brasil, é muito grande.

Quando se fala no pré-sal, quando se fala na defesa das 200 milhas , temos de pensar na perspectiva futura de que essas águas têm que ser defendidas, e que a Marinha do Brasil tem que ter a compreensão em ser vista pelo País com as necessidades estruturais que tem para responder a esses desafios.

Por isso, neste momento em que me refiro ao Dia do Marinheiro, faço uma homenagem especial às mulheres que integram a Marinha do Brasil. Data de 1980 a incorporação das mulheres à Marinha, ano em que se cria o Corpo Feminino de Reserva. No entanto, em 1997, extingue-se este Corpo de Reserva e incorporam-se à estrutura mesma da Marinha as mulheres que ali se integravam.

Hoje, temos 1.642 oficiais, 1.128 praças e 133 grumetes, marinheiras e recrutas. Esta é a demonstração de que o processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, em nenhum dos seus espaços, realiza-se sem a presença da mulher.

As mulheres, ao se integrarem à Marinha, produzem uma nova dimensão desta corporação das Forças Armadas: a dimensão da fidelidade à causa do País, a dimensão da preocupação com os destinos e o futuro daquilo que representa o desenvolvimento do País e a dimensão de que as mulheres são capazes, em quaisquer circunstâncias, de enfrentar qualquer desafio, fato que a sociedade precisa compreender e superar todos os seus preconceitos, que ainda são fortes.

Por fim, cumprimento as mulheres oficiais, as mulheres marinheiras, as mulheres grumetes e as mulheres recrutas. Que elas estejam a serviço da Pátria neste Dia do Marinheiro”.