Maranguape adere ao Pronasci

A exemplo de Fortaleza e de outras onze cidades do país que se tornaram Territórios de Paz, Maranguape também irá receber o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O Prefeito George Valentim assinou a adesão do município durante a cerimônia em Fortaleza que contou com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro; do Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos; do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes; da Prefeita Luizianne Lins, entre outras autoridades.

Pronasci Maranguape

O próximo passo é a formação do Gabinete de Gestão Integrada do Município que coordenará as ações de segurança pública. Entre os projetos a serem implementados está o Mulheres da Paz que capacitará lideranças femininas para agir como mediadoras sociais, divulgando ações que orientam a comunidade na prevenção e redução de violência, além de identificar jovens em vulnerabilidade social e encaminhá-los aos outros projetos do Pronasci.

O que é o Pronasci

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios. As ações levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança
Pública (SUSP).

O Pronasci será desenvolvido por meio de gestão descentralizada. Para garantir a realização das ações no país, serão celebrados convênios, contratos, acordos e consórcios com estados, municípios, organizações não-governamentais e organismos internacionais. Com esses mecanismos, pretende-se que estados e municípios tenham condições estruturais, físicas e financeiras para implementar as ações do Pronasci.

Entre as ações estruturais do Programa estão a Modernização das instituições de segurança pública e do sistema prisional, Valorização dos profissionais de segurança pública e agentes penitenciários e Enfrentamento à corrupção policial e ao crime Organizado. O Pronasci prevê ainda Programas Locais de Segurança e Convivência como urbanização, projetos educacionais e atividades culturais.

Fonte: Prefeitura de Maranguape