Sem categoria

PCP integra delegação de solidariedade com Aminetu Haidar

O Partido Comunista Português enviou um dos seus deputados, João Ferreira, para a cidade de Lanzarote, na Espanha, para prestar solidariedade à ativista sarauí Aminetou Haidar, em greve de fome desde o dia 15 de novembro.

Aminetou, de 42 anos, entrou nesta quarta-feira (9) em seu 24.º dia de greve de fome para pedir que lhe seja permitido voltar a el-Aaiún, capital do Saara Ocidental e onde residem seus dois filhos, pedido negado pelo Marrocos, alegando que a ativista renegou sua nacionalidade marroquina.

Aminetou foi expulsa em 14 de novembro da sua nação Saara Ocidental pelas autoridades ocupantes do Marrocos, que também confiscaram seu passaporte marroquino.

Como conta o site do PC português, de forma a mostrar o seu apoio e solidariedade a Aminetu Haidar e pressionar os governos espanhol e marroquino a encontrar uma solução para o caso, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, integrará uma delegação do seu grupo, o Esquerda Unida Europeia (GUE/ NGL), a Lanzarote, na quinta-feira (10).

"Relembramos que a ativista sarauí pelos direitos humanos e pelo direito à autodeterminação do seu povo, Aminetu foi detida pelas autoridades marroquinas quando regressava a el-Aaiun, no Saara Ocidental, em 14 de novembro e obrigada a embarcar para Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde se encontra em greve de fome desde então. O seu estado de saúde é de grande fragilidade, correndo mesmo perigo de vida", afirma a nota.

"Os deputados do PCP no Parlamento Europeu reafirmam uma vez mais a sua solidariedade com Aminetu e com a luta do povo sarauí, dando prosseguimento a outras ações por si desenvolvidas, exigindo uma solução imediata para o caso e o direito reconhecido internacionalmente à autodeterminação do povo sarauí, cujo território se encontra ocupado desde 1975 pelo Reino de Marrocos", encerra.

Com informações do PC Português