Estudantes de Pernambuco participam de congresso da UBES em BH

Delegação composta por 400 estudantes secundaristas de Pernambuco participa nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte (MG) do 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes).

ubes

O encontro vai reunir no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mais de 2.300 delegados (as), representando escolas de 26 Estados e do Distrito Federal e terá como tema “Pela nova lei do petróleo. 50% do fundo do pré-sal para a educação". Os congressistas também vão eleger a nova diretoria nacional da entidade para os próximos dois anos. O congresso termina no domingo (13).

Segunda a vice-presidente regional da UBES em Pernambuco, Amanda Melo, o congresso vai debater prioritariamente os investimentos de recursos oriundos da exploração do pré-sal na melhoria da educação no País. “O tema está relacionado às principais bandeiras da UBES no Estado, entre elas a ampliação dos investimentos nas escolas técnicas estaduais que contemplem tanto a construção de novas unidades como a melhoria do ensino técnico”, disse.

A líder estudantil destacou ainda a ampliação do acesso à universidade dos alunos oriundos das escolas da rede pública como outro tema que vem sendo debatido pela entidade em Pernambuco. “A nossa proposta é de que sejam reservados 50% das vagas por curso e por turno para alunos de escolas públicas, que hoje só têm acesso às universidades por meio do Prouni”, afirmou.

Fonte: site do vereador Luciano Siqueira