Sem categoria

Inácio Arruda: um senador honesto, a serviço do povo e da Nação

 Reunida hoje (11) em São Paulo, a Comissão Política Nacional do PCdoB divulgou nota em que repudia a “falsa acusação” e “expressa sua total solidariedade e confiança” ao senador Inácio Arruda, do Ceará. Nesta semana, o Ministério Público Federal de São Paulo divulgou através de sua assessoria documento em que relacionava cargos e partidos a doações ilícitas envolvendo a construtora Camargo Correa. Entre eles, estaria, de acordo com o órgão, o senador comunista. Leia a íntegra da nota.

Inácio Arruda: um senador honesto, a serviço do povo e da Nação

No último dia 7, foi divulgada uma nota pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) na qual relaciona cargos e partidos políticos ao que o próprio texto do MPF-SP atribui o status de “supostos” envolvimentos em atos ilícitos. Ao fazê-lo, a referida nota contradiz a si mesma quando afirma não citar nomes de partidos e autoridades relacionados na chamada “Operação Castelo de Areia” da Polícia Federal que investiga obras de uma empreiteira. Este ato irresponsável deu a senha para veículos de comunicação publicarem matérias vinculando personalidades políticas aos “supostos” atos ilícitos.

Desde a divulgação da nota, advogados e entidades da área jurídica e lideranças políticas democráticas reagiram denunciando que tal atitude do MPF-SP é danosa à ordem democrática e à reputação da própria instituição. Cidadãos que não foram denunciados, que se sequer foram notificados, são envolvidos indevidamente no episódio e têm sua imagem e honra feridos.

Decorrente deste grave erro do MPF-SP neste caso, dentre os nomes citados em matérias jornalísticas com este tema, apareceu, sem fundamento algum, o nome do senador do PCdoB pelo estado do Ceará, Inácio Arruda.

Quanto a estes fatos o Secretariado Nacional do PCdoB, em recente pronunciamento, condenou a atitude do MPF-SP considerando-a demonstrativa de “expressa manipulação”, dando margem “a interpretações precipitadas e deturpadas sobre o assunto”. Neste documento, o Secretariado também sublinha que esta conduta macula uma instituição “que tem por função garantir a defesa da ordem jurídica e do regime democrático.”

Em referência a essa absurda ligação do senador Inácio Arruda a atos ilícitos, o Partido Comunista do Brasil repudia esta falsa acusação e expressa sua total solidariedade e confiança ao senador.

Inácio Arruda, filho do povo, tem décadas de vida pública. Foi vereador de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal por três mandatos e eleito, em 2006, senador da República. Toda essa trajetória foi regida por um compromisso profundo com o Brasil e com o povo brasileiro. O rigoroso zelo com o patrimônio e os recursos públicos é uma marca de sua conduta. Este histórico de vida pública o fez querido pelo povo, respeitado no Congresso Nacional e pelas forças políticas do país.

Por fim, o PCdoB considera que este ataque ao senador Inácio Arruda revela uma inócua tentativa de atingir uma liderança destacada do campo de sustentação do governo do presidente Lula, quando já está em andamento a contenda eleitoral de 2010. Pela sua inconsistência e artificialidade essa maquinação será totalmente desmascarada.

São Paulo, 11 de dezembro de 2009
Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

 

Leia também: Em nota, PCdoB critica ação ‘irresponsável e leviana’ do MPF/SP