Sem categoria

Paulinho da Força: vamos fazer greve para reduzir a jornada

A unidade e a determinação das centrais sindicais (Força Sindical, CTB, CUT, NCST, UGT, CGTB) vão puxar novamente a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, sem redução salarial.

Por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força

Acreditamos que algumas categorias de trabalhadores, as mais organizadas e com mais tradição de lutas, vão comandar o processo, como historicamente ocorre na luta sindical e que culminou com a diminuição gradativa do tempo de trabalho de 48 horas para 44 horas semanais.

Mas precisamos aumentar muito a pressão para que a Câmara dos Deputados coloque a PEC 231/95, que trata do tempo de trabalho, em votação. Devemos pegar fábrica por fábrica, empresa por empresa, e fazer uma onda de greves para depois negociar a redução da jornada.

Além disso, os trabalhadores têm que promover passeatas, manifestações e atos públicos para ganhar a população para a sua proposta e deixar os políticos preocupados com a mobilização sindical. É que, como todos sabemos, os parlamentares se declaram a favor do benefício, mas alguns trabalham nos bastidores para impedir que o projeto vá a votação em plenário.

É importante destacar ainda que um terço do Senado e quase a metade dos deputados federais são empresários, enquanto os trabalhadores têm 53 parlamentares na Câmara e quase ninguém no Senado.

Portanto, companheiras e companheiros, se quisermos alcançar os objetivos propostos, teremos de entrar 2010 nas ruas fazendo pressão, parando empresas e fábricas e deflagrando manifestações de protesto.