Lula Morais defende implantação do PCCS dos servidores do Detran

O deputado Lula Morais (PCdoB) defendeu nesta quarta-feira (16/12), em plenário, a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran), que desde de novembro estão em greve.

Ele informou que até sexta-feira (18/12) a categoria poderá ter um posicionamento do Governo do Estado. “Isso é o que nós queremos e estamos lutando”, disse, acrescentando que após a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém, prevista para amanhã, o chefe de Gabinete do Governo do Estado “vai se voltar para essa resposta”.

O parlamentar acredita que “os companheiros do Detran” estão numa luta justa para recuperar uma perda que, segundo ele, foi imposta a essa categoria. No entanto, Lula ressaltou o compromisso do Governo em tentar solucionar o problema. Lula Morais cobrou ainda a realização de concurso público para a área, pois, conforme ele, grande parte do quadro de funcionários do Detran tem sido preenchido por terceirizados. “Tem que ter concurso público para dar sangue novo e é conveniente para dar maior qualidade ao quadro de funcionários”, justificou.

Os servidores reivindicam o plano da categoria desde 2008, quando foi acordado com o Governo do Estado. A mensagem da proposta seria discutida em maio de 2009, mas até agora não houve nenhuma definição.

Em aparte, o deputado Gilberto Rodrigues (PHS) lembrou que a luta dos funcionários é antiga. Como funcionário público, ele se solidarizou com a categoria e disse “ver o sofrimento quando não se tem um PCCS justo e honesto”. “Até porque o Detran é uma autarquia fora de hora. Tem funcionário que chega de madrugada, atrás de horas extras para complementar seus salários”, lamentou.

PAC

O parlamentar registrou ainda que esteve no Cariri, visitando com a Comissão de acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará, as obras da Transposição do rio São Francisco. Ele destacou a importância desses empreendimentos para a economia do Estado, como da Transnordestina e da BR-116 que também estão sendo encaminhados. “Estamos conscientes que esses trabalhos de investimentos em infraestrutura ajudam o Ceará a dar um salto de qualidade. Mesmo com todos os percalços, o presidente Lula tem dado um saldo de compromisso”, acrescentou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL