Publicado 17/12/2009 16:32 | Editado 04/03/2020 17:22
Pequenos produtores rurais de Palmas reivindicaram suas necessidades e com vereadores discutiram melhor forma para anexarem ao PPA 2010.
O presidente da Câmara Municipal de Palmas, Vanderlei Barbosa (PSB) e os vereadores Milton Neris (PT), Pr. Claudemir (PT), Lúcio Campelo (PR), Folha (PTN), Valdemar Júnior (DEM), Dr. Gustavo (PT) reuniram nesta quarta-feira, 16, na sala de reuniões da Casa para discutir as reivindicações feitas pelos produtores rurais para que possam ser contempladas pelo Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), antes que sejam votadas no plenário em sessão extraordinária, ainda sem data marcada.
Para a discussão foram convidados os presidentes das Associações de produtores das regiões do São João, de Taquaruçu Grande, da Serra do Taquaruçu, de Buritirana, dos Loteamentos Santa Fé I e II, dos Chacareiros, dos Apicultores e dos Oleicultores. De acordo com os produtores é a primeira vez que os vereadores convidam o segmento para fazer um debate sobre as necessidades do meio rural como relata o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Taquaruçu Grande, Salomão de Freitas, “faz 20 anos que moro em Palmas e nunca tivemos a oportunidade de falar de nossas necessidades para serem discutidas com vereadores e nem com a prefeitura”.
Em seguida o vereador Milton Neris pontuou que a prefeitura no ano de 2010 vai comprar dos produtores de Palmas a merenda escolar, o que foi elogiado pelos presidentes de Associações presentes. Segundo Getulio Vieira, presidente da Associação Rural dos Oleicultores do Mariana do São João I, os produtores estão de comum acordo em fazer parceria com a prefeitura para cuidar de praças que estão sendo construídas, onde seriam plantadas mudas de árvores típicas do cerrado. “Dou como sugestão e todos os produtos presentes estão de acordo de fazer parceria com a prefeitura em plantar árvores típicas do cerrado como o caju, o pequi, a mangaba e o ipê, assim podemos construir um Brasil mais justo e mais solidário e como Palmas é uma cidade ecológica temos que contribuir para preservar isso”, defende.
Os vereadores presentes avaliaram a reunião como bastante produtiva e foi em um momento oportuno e sugeriram que o grupo pudesse realizar constantemente fóruns de debates para que sempre tenham como aliados a Câmara e prefeitura para que se possa desenvolver um plano para fortalecer a economia rural de Palmas.
Fonte: Portal da Câmara