Campanha Salarial 2009 termina com saldo de conquistas

Mais uma vez fica a lição: quem se mobiliza conquista mais aumento e direitos.

Mais um ano de muita luta, resistência mas sobretudo de grandes vitórias para a categoria metalúrgica da região. A Campanha Salarial de 2009, encerrada este mês, foi marcada pela dificuldade de negociação com os patrões, que não se cansaram de usar o argumento da crise financeira para tentar reduzir os ganhos dos trabalhadores.

Mas isso não foi suficiente para fazer os trabalhadores recuarem e diminuírem suas reivindicações. Pelo contrário, as mobilizações ao longo da campanha, conduzidas pelo SindMetal Jaguariúna e Região, demonstraram que quando todos decidem se unir o resultado é um só: vitória!

Ressalve-se que o único grupo que ainda não tem uma posição definida na Campanha Salarial é o Grupo 10, em que as negociações estão emperradas e foram para dissídio, cabendo à Justiça intermediar o impasse.

Veja alguns destaques da Campanha Salarial 2009 nas fábricas da região:

MOTOROLA
Foi dessa maneira, com luta e mobilização exemplares, que os cerca de 4 mil funcionários da Motorola conquistaram um aumento salarial significativo (8,43%), além de abono de 19,29% e renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho por mais dois anos. A proposta inicial da empresa era bem inferior, mas os trabalhadores pressionaram, ficaram junto com o sindicato e a multinacional decidiu atender boa parte das reivindicações.

AVNET
Usando a mesma estratégia de partir para a negociação direta empresa a empresa ao invés de esperar o resultado das negociações coletivas com os sindicatos patronais, o SindMetal alcançou outras conquistas importantes. Na Avnet, empresa que presta serviços para a Motorola, os funcionários tiveram aumento salarial de 7,5% já a partir de 1º de novembro – mês da data-base da categoria, garantindo aumento real de salário (descontando-se as perdas da inflação).

MULTI DEVICES E GEA-WESTFALIA
Na Multi Devices (Jaguariúna) foi fechado acordo semelhante ao da Motorola, com aumento de 8,43%. Já na GEA-Westfalia (foto), também de Jaguariúna, mais de 80% dos trabalhadores cruzaram os braços durante 3 dias, obrigando a empresa a subir a oferta. Com isso garantiram aumento de 6,53%, PLR – Participação nos Lucros e Resultados de 600 reais, Plano de Cargos e Salários, vale-compras, entre outros benefícios.

MAGNETI MARELLI E DELPHI (SINDIPEÇAS)
O mesmo reajuste de 6,53% foi dado pela Magneti Marelli, de Amparo, e Delphi (Jaguariúna – foto), empresas ligadas ao grupo Sindipeças, com abono de 17% em duas parcelas. Na Magneti Marelli também foi conseguido junto aos patrões um acréscimo de R$ 200 na PLR.

SALDO POSITIVO
“Nas assembleias nas fábricas sempre dizemos que o tamanho da conquista é proporcional à capacidade de mobilização dos trabalhadores. Onde houve união e luta tivemos resultados melhores. No geral o saldo da Campanha Salarial é bastante positivo, pois conseguimos aumento real de salário para todos, renovamos as cláusulas sociais e fortalecemos a bandeira pela redução da jornada de trabalho para 40 horas. A luta não para e no próximo ano vamos continuar brigando por melhores condições de trabalho para os trabalhadores da base”, afirma o presidente do SindMetal, Edison Cardoso de Sá.