Sem categoria

'Decisão sobre Battisti é minha', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (21) que será dele a decisão sobre o pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, feito pela Itália. "A decisão é minha. Tomo a decisão que for melhor para o país", frisou.

Lula não quis comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou válida a extradição mas deixou a palavra final para o presidente. "Não me importo com o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite", afirmou. "A decisão é minha. Tomo a decisão que for melhor para o país. Até lá não tenho o que comentar."

Lula não quis entrar no mérito do desfecho que dará ao caso, lembrando que que a decisão do Supremo não foi encaminhada ao Planalto. "Preciso analisar os autos. Só me pronuncio nos autos", afirmou o presidente, ao se referir à expressão comum entre juízes quando abordados sobre decisões.

Na semana passada, a Corte retificou a proclamação do resultado do julgamento de Battisti para explicitar que o tribunal autorizou a extradição, e que o presidente Lula pode ou não entregá-lo ao governo italiano. A retificação foi motivada por um questionamento da Itália: por entendimento da maioria dos ministros, Lula não teria o poder discricionário para se recusar ou não a extraditar Battisti.

Da redação, com Agência Estado