Empresas estatais batem recorde de investimento em 2009
As empresas estatais federais estão fechando 2009 com uma execução recorde do Orçamento de Investimento. Os números divulgados no início de dezembro, referentes ao quinto bimestre mostram que, dos R$ 79,9 bilhões programados para o ano, já haviam sido investidos R$ 53,6 bilhões pelas 68 empresas federais dos setores produtivo e financeiro.
Publicado 20/12/2009 10:22
É o maior volume de recursos executados para o período desde que o Brasil passou a ter uma moeda estável, há quinze anos. O que comprova que o setor estatal está mais robusto do que nunca e se consolidou como um dos principais sustentáculos da economia, colaborando firmemente para que o País saísse mais rapidamente da crise financeira mundial.
O economista Murilo Barella, diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Dest, órgão integrante da estrutura do Ministério do Planejamento, afirma que essa era uma meta que ele perseguiu diariamente desde que assumiu o cargo, em julho de 2008. "Chegamos no olho do furacão, quando a crise estava atingindo a sua forma aguda. E conseguimos crescer, em média, 40% na execução, de bimestre a bimestre", disse ele.
Fonte: Portal do PT