Inscrições para o FSM temático da Bahia vão até 15 de janeiro

Os interessados em participar do Fórum Social Mundial Temático (FSMT) da Bahia devem de se apressar, pois as inscrições acontecem até o dia 15 de janeiro de 2010, no site www.fsmbahia.com.br. O prazo vale para realização de atividade autogestionada e para a participação como ouvinte do evento, que acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro, em Salvador. A edição baiana é parte das atividades do Fórum Social Mundial que em 2010 será descentralizado.

O evento, que completa dez anos, tem como objetivo ser um contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que reúne os representantes dos países mais ricos do mundo. O FSM , ao contrário, é um espaço de troca de experiência dos movimentos sociais dos países da América Latina, África e Ásia, onde é possível debater os problemas em comum e pensar em soluções conjuntas.

“O FSMT da Bahia vai acontecer no calor do verão. A expectativa é que o evento possa ser um espaço de diálogo e entendimento, onde seja possível ouvir a voz dos governantes e de atores da sociedade civil sobre os principais problemas mundiais. As crises econômica, alimentar, energética e climática farão parte dos debates, com ênfase, sobretudo, na busca de respostas concretas para suas conseqüências nos países pobres e em desenvolvimento”, ressaltou Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia e integrante da Comissão Organizadora do FSMT.

Descentralização

Com atividades em campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), o FSMT Bahia terá três dimensões: a do diálogo entre sociedade civil e sociedade política; uma inédita dimensão cultural e uma multidisciplinar avaliação das crises do nosso tempo. As discussões englobarão temas como o enfrentamento à pobreza, a fome, ao desemprego, a desigualdade, a exploração dos recursos naturais e ao analfabetismo.

Durante o FSMT da Bahia ocorrerão também dois eventos extremamente importantes: primeiro, uma grande marcha mundial em defesa da soberania alimentar, energética, econômica e política dos países em desenvolvimento, que acontece no dia 29 de janeiro pelas ruas do Centro de Salvador. O segundo, será a assembléia nacional dos movimentos sociais brasileiros, que tem como objetivo a preparação para as eleições de 2010.

Criado em 2001, o Fórum Social Mundial em 2010 não será um evento unificado. Vai se desdobrar ao longo do ano numa sucessão de encontros e mobilizações da sociedade civil planetária. Duas destas atividades serão realizadas no Brasil e terão sentido especial por coincidirem com as datas do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça): o Fórum Social Mundial da Grande Porto Alegre (RS), de 25 a 28 de janeiro, e o Fórum Social Mundial da Bahia (Salvador).

Mais informações sobre o Fórum Social Mundial Temático da Bahia no site www.fsmbahia.com.br.

De Salvador,
Eliane Costa