2.500 família carentes receberão geladeiras econômicas

Dois mil e 500 piauienses de 221 municípios trocarão, gratuitamente, suas geladeiras velhas, que consomem acima de 100Kwh por mês, por geladeiras novas, que consomem 24Kwh/mês. no Programa de Eficiência Energética, da Companhia Energética do Piauí (Cepisa). O sorteio dos que efetuarão a troca aconteceu na manhã dessa terça-feira, 22, no hall de entrada do Edifício Governador Alberto Silva, sede da Cepisa.

As 2.500 geladeiras foram sorteadas entre um universo de 200 mil consumidores adimplentes da Cepisa, com consumo mensal até 220Kwh/mês, beneficiários do Bolsa Família, e aqueles com consumo até 80Kwh/mês, que não sejam beneficiários do programa. A substituição será feita a partir de fevereiro, com término previsto para o fim do ano. Do lote inicial de 74 geladeiras que a Cepisa recebeu, 50 já estão na sede da companhia. Serão feitas 250 substituições por mês.

O sorteio foi transmitido para 74 municípios que têm gerências da Cepisa conectadas à TV Lume, canal corporativo das empresas distribuidoras da Eletrobrás. O programa, que também vai substituir 27 mil refrigeradores nas regiões Norte e Nordeste, deixa de fora, no Piauí, apenas Teresina, Parnaíba e Luís Correia, beneficiados com outro programa que inclui troca de lâmpadas incandescentes que consomem acima de 40W por eletrônicas compactas de 15W.

Cada geladeira, da marca Consul, com capacidade volumétrica de 221 litros, considerado o refrigerador de uma porta mais eficiente do país, custa cerca de R$ 490,00. As geladeiras velhas serão recolhidas pelo mesmo caminhão que levará as novas, produzidas especialmente para o programa. Elas passarão por um processo de engenharia reversa, para reciclagem.

Segundo informações do assessor da Presidência da Cepisa, engenheiro eletricista Joselito Félix, os consumidores que trocarem as geladeiras terão uma economia mensal 125Kwh/mês, equivalente a aproximadamente R$ 35,00 na conta de luz. O coordenador nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobrás, José Carlos de Medeiros, acompanhou o sorteio.