Lula e Cabral inauguram obras do PAC no Alemão

No dia 22, o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral entregaram 192 apartamentos no Conjunto Itaoca 1833, em Bonsucesso. Durante a inauguração das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Cabral anunciou a construção de uma universidade pública na comunidade da Zona Norte do Rio.

“Essas obras significam vida nova para todos. Quero agradecer a equipe da Secretaria Estadual de Obras que organizou um mutirão para antecipar a entrega dos imóveis. Agora, as famílias poderão passar o Natal no novo conjunto. É uma propriedade coletiva. Por isso, é preciso cuidar de cada área como se fosse nossa. Isso pode ser um exemplo para mostrar ao mundo que pobre gosta de coisas boas. Uma outra ação nobre que o governador fez na comunidade foi entregar para todos os moradores um laptop com internet gratuita. Isso é uma revolução”, ressaltou Lula.

Os apartamentos de 45m² – que possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro – acolheram moradores removidos de áreas de riscos e dos locais onde estão sendo construídas as seis estações do teleférico, ligando Bonsucesso à comunidade da Fazendinha. Com investimentos de R$ 10,2 milhões, as unidades foram destinadas também a portadores de necessidades especiais. Dez apartamentos foram adaptados para receber os novos residentes. Em junho, já tinham sido inauguradas 152 unidades habitacionais no Alemão.

As melhorias realizadas no Complexo do Alemão – localizado entre os bairros de Ramos, Penha, Olaria, Inhaúma e Bonsucesso – somam recursos no valor de R$ 516 milhões. Cerca de 120 mil pessoas serão beneficiadas com as obras de ordenação urbanística e integração social, que incluem serviços de saneamento, moradias e equipamentos culturais. O Estado já inaugurou um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), uma área esportiva e de lazer e um Centro de Geração de Renda no local. As obras na comunidade começaram em abril de 2008.

Nos próximos anos, os moradores do complexo presenciarão a inauguração de mais obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Além da implantação completa da rede de água, esgoto e drenagem, a comunidade ganhará mais de três mil unidades habitacionais. O PAC prevê ainda reforma de cerca de cinco mil casas, regularização fundiária de todos os imóveis do Complexo do Alemão e implantação de equipamentos comunitários, escolas, creches, centro comercial, posto policial, agência dos correios e salas para capacitação profissional. O Parque da Serra da Misericórdia também será totalmente recuperado.

A instalação do bondinho, que integrará a comunidade à malha de transportes urbanos, também promete mudar a rotina dos moradores do complexo. A partir de setembro de 2010, a grande inovação do conjunto de obras do PAC no Alemão facilitará a locomoção de aproximadamente 30 mil pessoas por dia ao longo de um percurso de 3,4 km de extensão. As seis estações conectarão os passageiros às comunidades de Bonsucesso, Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha. O sistema de teleférico terá 152 cabines com capacidade para dez passageiros. O tempo de viagem será de apenas 16 minutos.

A construção do Complexo de Atendimento à Saúde, prevista para ser concluída no início de 2010, é outro projeto aspirado pelos moradores do conjunto de comunidades. Composto por uma Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA) e uma Clínica da Família, o CAS oferecerá serviços de atenção básica à saúde, pré-hospitalar fixo, consultas especializadas e atendimento em saúde mental. Na UPA, os moradores encontrarão consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, farmácia, laboratório para a realização de exames e salas de raio X, ultrassonografia, sutura, medicação e nebulização. A unidade atenderá 450 pacientes diariamente.

Informações do governo estado