Sem categoria

Senado dos EUA aprova novo embaixador no Brasil

Em sua última sessão antes do recesso de Natal, depois de votar a reforma da saúde, o Senado dos Estados Unidos aprovou o nome de Thomas Shannon como novo embaixador americano no Brasil. A minoria republicana na Casa deu uma canseira de sete meses na indicação do presidente americano, Barack Obama.

Em maio Obama indicou Shannon, que até novembro ocupou o cargo de subsecretário do Departamento de Estado para as Américas. Porém a aprovação pelo Senado, que costuma ser protocolar, foi postergada devido a dois pedidos de veto.

O primeiro veto ao nome de Shannon foi apresentado pelo senador Jim DeMint, republicano do estado da Carolina do Sul, que criticou a atuação do então subsecretário em relação à crise política em Honduras.

No início de novembro, DeMint retirou o veto. Mas outro senador, o republicano George LeMieux, da Flórida, apresentou outro bloqueio à indicação. LeMieux alegou que Shannon não era suficientemente firme a respeito do regime cubano da crise em Honduras.

O senador pela Flórida só suspendeu o bloqueio em 17 de dezembro, após afirmar ter recebido garantias de que o governo de Barack Obama continuará apoiando a oposição cubana e retomará a emissão de vistos a cidadãos hondurenhos, suspensa após a deposição do presidente Manuel Zelaya.

As dificuldades de Obama para referendar no Senado o nome de Shannon e outros auxiliares fazem parte da oposição intransigente que o novo inquilino da Casa Branca vem sofrendo por parte dos republicanos. Assemelha-se aos adiamentos impostos pela oposição brasileira à votação do pedido de ingresso da venezula no Mercosul, também aprovado no apagar do ano legislativo.

Diplomata de carreira, Shannon ocupou o cargo de subsecretário para o Hemisfério Ocidental durante a maior parte do segundo mandato do presidente George W. Bush. Assuniu em outubro de 2005 e ficou no posto até o mês passado, quando foi substituído por Arturo Valenzuela.

Antes disso, ocupou, entre 2003 e 2005, os cargos de assessor especial da Casa Branca e de diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Shannon também já serviu em posições diplomáticas na Venezuela, África do Sul e em Brasília, onde foi assistente especial do embaixador dos Estados Unidos em 1989-1992.

Com informações da BBC Brasil