Sem categoria

Tasso diz que Aécio será pressionado a ocupar cargo de vice

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que Aécio Neves, governador de Minas Gerais, será pressionado para ocupar o cargo de vice na provável chapa tucana à presidência do País em 2010, na qual, o governador de São Paulo, José Serra, deve ser o candidato. As informações são do jornal O Globo deste domingo.

Para o senador, após a desistência de Aécio, a campanha do PSDB deve estar nas ruas em janeiro. "Serra é uma pessoa que gosta de tomar decisões de última hora (…) o partido está exigindo agora em janeiro uma decisão", disse. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "precipitou a campanha em mais de um ano".

A pressão do PSDB sobre Aécio para que o governador mineiro aceite ser vice numa chapa com Serra terá que superar uma barreira que até agora parece intransponível: a antipatia de Aécio em relação a Serra.

Segundo relata o ex-ministro José Dirceu, Aécio foi tratorado pela direção paulista do PSDB, com a conivência de Serra e esse processo deixou cicatrizes políticas que dificilmente poderão ser curadas a tempo de compor a chapa para 2010.

"A carta de desistência de Aécio mostra isso. Serra não é citado em nenhum momento, o que revela que a desistência foi, de certo modo, forçada. A leitura atenta do que escreveu reforça essa compreensão. Ele destaca que tentou levar o PSDB a uma escolha mais democrática de seu candidato, com a realização de prévias e a "revitalização" da "prática política" entre os tucanos. Mas diz que a direção partidária quis fazer a escolha de outra forma", diz Dirceu em sua coluna no jornal O Tempo, de Minas Gerais.

Ainda segundo o dirigente petista, "o modo como Aécio deixou a disputa cria um problema para Serra e o PSDB: Minas Gerais. Um Estado com essa importância histórica e de tantas peculiaridades é tratado dessa forma pelos tucanos paulistas. Tiraram a chance de um candidato mineiro à Presidência".

Da redação,
com agências