Sem categoria

Pesquisas indicam polarização no Paraná

As duas pesquisas divulgadas nesta semana pelo Ibope e Datafolha revelam três situações no Paraná: uma forte polarização entre o tucano Beto Richa e o pedetista Osmar Dias, tanto no Ibope (Beto 41 e Osmar 38) como no Datafolha (40 e 38); uma estagnação de meses de Beto Richa; e o o que chamou mais atenção, e que pode ser sintoma de  determinado desgaste do pré-candidato Beto RIcha: um significativo e alentado crescimento de Osmar Dias no cinturão metropolitano de Curitiba.

Por Miltoin Alves*

Não vou chover no molhado, mas é bom lembrar que as pesquisas eleitorais, além de registrar um momento dado da disputa, apontam tendencias, perspectivas, rotas – ou como gostam de afirmar alguns mais afeitos a jogos diplomáticos – os mapas dos caminhos.

A partir de uma visão de conjunto, e tendo em conta um quadro em grande medida indefinido, os tres fatores acima elencados podem se constituir em elementos de analises para a redefinição de estratégias e ajustes na condução da fase de pré-campanha dos dois principais postulantes ao governo do estado. O fato concreto, além das paixões partidárias e das preferências individuais, é que o cenário passa a exigir definições mais claras dos dois postulantes, de suas alianças partidárias e da formação dos seus "palanques nacionais" na arena da disputa local.

Neste caso, Osmar Dias, precisa sinalizar para um campo e Beto Richa provar sua consistência para embalar o ninho tucano. No quadro apresentado pela pesquisa, de polarização, fica bastante nublada a situação de Pessuti(4%), que precisa vencer a apatia do seu partido, o PMDB, talvez um enorme desafio preliminar como numa longa corrida de obstáculo.

Por último, para fechar este breve comentário, para aqueles que defendem uma estratégia eleitoral que reforce a perspectiva de uma terceira vitória do povo sob a liderança de Lula, não deixar de ser bastante animador as crescentes dificuldades da oposição conservadora dos demo-tucanos em quase todo o país, o que pode significar uma profunda e intensa vontade popular pela continuidade do ciclo renovador e de avanços sociais e econômicos iniciados em 2003. Para os camaradas e amigos, desejo boas festas e um ano novo com novas vitórias do povo!

*Presidente estadual (Paraná) e membro do Comitê Central do PCdoB