Ferrosul: Passo Fundo nos trilhos com o Brasil
* Juliano Roso
Há poucos dias, em viagem pela região de Nonoai, tomei conhecimento em conversa com o prefeito deste município, João Vianei Rubin e seu vice Edilson Pompeu, do interesse da estatal paranaense Ferroeste em ampliar sua malha ferroviária pela região sul do país, contemplando Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Publicado 30/12/2009 19:52 | Editado 04/03/2020 17:11
De volta a Passo Fundo, em pronunciamento na Câmara Municipal, busquei mobilizar o legislativo para dar início ao debate com o objetivo de fazer com que esta extensão da ferrovia obrigatoriamente passe por Passo Fundo e a região norte do Estado.
A importância do projeto para todo o Norte e Noroeste gaúcho é estratégico. A ferrovia irá ligar efetivamente o Sul com o Norte do Brasil modificando a realidade socioeconômica das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, tornando-se fundamental corredor para o escoamento da produção dos Estados do sul. Estudo indica que 238 municípios gaúchos, que concentram mais de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, vão entrar na área de influência da ferrovia. São obras desta natureza que possibilitam alavancar o desenvolvimento de Passo Fundo e da região, graças à perspectiva de sairmos do isolamento ferroviário com a ligação do Rio Grande do Sul com o Porto de Paranaguá. O ramal da Ferrosul trará uma alternativa comercial tanto para exportar a produção regional, cerca de 10 milhões de toneladas de grãos, quanto para a importação de insumos agrícolas.
Nossa atuação não ficou apenas nesta mobilização. Por minha sugestão foi criada no legislativo uma Comissão Especial de Estudos e Apoio à Instalação de uma ligação ferroviária do município de Passo Fundo com as ampliações do ramal da Ferroeste. Formada essa comissão, realizados uma audiência pública e desta foi elaborada a “Carta de Passo Fundo”, assinada por 33 entidades, entre prefeitura, câmara, sindicatos, associações e clubes de serviço. Carta essa que foi entregue, na última semana, à Sub Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa, que também está pleiteando esta ampliação da malha ferroviária para todo o Estado.
Agora, estou propondo a criação de um Comitê Municipal Pró Ferrosul. Este comitê será formado por várias entidades do nosso município. Desta forma, a discussão da Ferrosul irá mobilizar de forma mais ampla a nossa sociedade e as entidades irão sentir-se integradas neste debate.
Juliano Roso
Vereador PCdoB Passo Fundo