UJS/Fortaleza: um ano de grandes vitórias

Mais um ano se encerra; com ele ficam as lembranças dos momentos importantes e das grandes realizações dessa aguerrida militância da União da Juventude Socialista (UJS). Foi um ano de muita agitação no campo dos movimentos sociais e de debates fundamentais para o futuro do nosso país. Como não poderia ser diferente, nós, jovens socialistas de Fortaleza, também fizemos nossa parte.

E para homenagear a militância e valorizar o seu esforço, vamos rememorar as principais ações da UJS de Fortaleza em 2009. Uma homenagem justa, pois tudo que fizemos só foi possível graças à dedicação de todos que compõem nossa entidade ou, mesmo não fazendo parte, confiam no trabalho que desenvolvemos.

Foi um período de muita agitação. Logo em janeiro participamos da Bienal de Cultura e Arte e do Conselho de Entidades de Base da UNE, ambos em Salvador. Dois momentos que já anunciavam a complexa batalha que vinha pela frente: O 51º Congresso da UNE, previsto para julho.

Grandes expectativas cercaram esse congresso, pois agora todos os delegados deveriam ser eleitos por votação em urnas. O novo método de eleição deu vigor ao processo de mobilização para o congresso e aprofundou ainda mais nossa intervenção no movimento universitário. Elegemos uma grande bancada e nos destacamos como a única força juvenil com representantes de todas as universidades de Fortaleza.

Já no segundo semestre, passamos a dedicar mais atenção ao movimento secundarista com vistas ao 38º Congresso da UBES e ao 2º Congresso da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES). Assim como a UNE, a entidade nacional dos secundaristas inovou adotando o método de eleição em urna e garantindo maior legitimidade ao processo. Novamente, mostramos a capacidade de nossa mobilização, elegendo delegados em importantes escolas de Fortaleza, com destaque para o 2 de Maio, Liceu de Messejana e Liceu Vila Velha.

Depois de toda mobilização, fomos para a etapa estadual do 38º Congresso da UBES – que aconteceu ao mesmo tempo do 2º Congresso da ACES – com uma bancada coesa e politizada. Com muita agitação e boas intervenções, saímos vitoriosos dessa batalha. Além de garantir a participação dos secundaristas cearenses na etapa nacional do congresso da UBES, consolidamos a ACES como a mais representativa entidade secundarista do Ceará.

Entre um congresso e outro, também realizamos vários debates. Promovemos o 1º Curso Municipal de Formação e participamos ativamente da agenda de mobilização de Fortaleza. Com certeza, 2009 foi um ano de importantes conquistas. Agora temos que olhar para frente e projetar para 2010 mais avanços e vitórias. Nesse rumo, podemos construir um Brasil mais forte e democrático que queremos. Um forte abraço a toda militância e amigos da UJS de Fortaleza.

Balanço da Atuação da UJS de Fortaleza em 2009

JANEIRO

Comemoração dos 50 anos da Revolução Cubana: Promovemos uma atividade na sede da UJS para comemorar os 50 anos da Revolução Cubana, que contou com exibição de um filme sobre a trajetória de Fidel Castro, um debate com o professor Evaldo Lima e uma festa Cubana, com a presença de 60 pessoas.

CONEG da UNE e Bienal da UNE: Mobilizamos vários estudantes e Centros Acadêmicos das Universidades de Fortaleza para o 12º Conselho de Entidades de Base da UNE e a Bienal de Cultura e Arte da UNE em Salvador – BA.

FEVEREIRO

Plenária Municipal: Realizamos a Plenária Municipal para debater as principais atividades do 1º semestre do ano, com destaque para o Congresso da UNE.

MARÇO

PPA Juventude: Participamos do processo de discussão do Plano Plurianual (2010 – 2013) de juventude em que apresentamos emendas na área de qualificação profissional.

Curso Municipal de Formação: Organizamos o 1º Curso de Formação da UJS de Fortaleza com a presença de 30 militantes da UJS.

Planejamento da Direção Municipal: Realizamos nosso planejamento anual com objetivo de organizar nossas ações.

ABRIL

Campanha para o 51º Congresso da UNE: Iniciamos o processo de mobilização para o 51º CONUNE, no qual obtivemos bons resultados nas eleições dos delegados, principalmente nas universidades (UFC, UNIFOR e UECE). Também realizamos plenárias semanais para formação da bancada.

MAIO

Conferência Livre de Juventude de Segurança Pública: Participamos da Conferência Livre de Juventude, organizada pela Coordenadoria da Juventude de Fortaleza.

Campanha conta o toque de recolher: Promovemos uma campanha contra a proposta do Toque de Recolher para a Juventude. Fomos a 1ª entidade a publicar uma nota condenando esse mecanismo. Também realizamos panfletagens nas escolas e participamos de um debate sobre o tema na rádio Parreão.

JUNHO

Seminário sobre educação: Realizamos um debate sobre a educação no Brasil com a participação de vários filiados, principalmente secundaristas.

Conferência Municipal de Educação: Participamos da Conferência Municipal de Educação, compondo a comissão organizadora.

AGOSTO

Debate sobre a Guerrilha do Araguaia e os Estudantes Cearenses: Organizamos um debate sobre a participação dos estudantes cearenses na Guerrilha do Araguaia, com destaque para o estudante Bergson Gurjão. Publicamos uma nota em sua homenagem.

Plenária Municipal: Realizamos a Plenária Municipal para debater as principais atividades do 1º semestre do ano, com destaque para o Congresso da UBES.

Início do Congresso de Juventude: Participamos ativamente do 1º Congresso Municipal de Juventude, organizado pela Coordenadoria de Juventude. Apresentamos propostas para elaboração do Plano Municipal de Juventude, com destaque para área de educação e esporte.

SETEMBRO

Congresso da UBES e da ACES: Iniciamos a campanha do 38º Congresso da UBES e o 2º Congresso da ACES. Ocorreram diversas eleições importantes (Liceu Vila Velha, 2 de Maio, Jenny Gomes, Liceu de Messejana entre outras) e plenárias semanais para debater as nossas propostas.

Eleição do DCE da UFC: Disputamos a eleição pro DCE da UFC com uma chapa competitiva que apesar de não sair vitoriosa ampliou nossa influencia em diversos cursos.

Aniversário da UJS: Contribuímos com a organização da festa de aniversário da UJS no Ceará

OUTUBRO

Conferência Municipal de Comunicação: Participamos da 1ª Conferência Municipal de Comunicação

NOVEMBRO

Etapa estadual do Congresso da UES e Congresso da ACES: Mobilizamos uma grande bancada de Fortaleza para a etapa estadual do Congresso da UBES e para o 2º Congresso da ACES.

Outras ações:

Audiências públicas sobre diversos temas;
Eleições de vários CA’s (Direito UNIFOR, Ciências Contábeis UFC, Psicologia UNIFOR, Direito F7 entre outros);
Eleições de Grêmios (Liceu Messejana, Flávio Marcílio, Ilza Diogo entre outros);
Passeatas e manifestações (greve dos professores e ato pela reserva de vagas).

Fonte: Direção Municipal da UJS Fortaleza