Sem categoria

Movimento decide pedalar até o FSM em 2010

Blog de ciclistas de São Paulo apresenta um projeto ousado para este início de 2010: pedalar de São Paulo (SP) a Porto Alegre (RS) para participar das atividades do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorrem na cidade gaúcha entre 25 e 29 de janeiro.

- Arte: Cabelo

"Tudo começou com uma conversa, depois se transformou em sonho…logo virou um projeto e em breve será uma realidade". Assim começa a apresentação do ousado projeto de um grupo de ciclistas que pedalam por um mundo diferente em São Paulo e em todo o país. Trata-se do "Pedal Fórum Social Mundial – um outro trânsito é possível", organizado pelos membros do Blog Pedalante.

A cicloviagem percorrerá 1200 quilômetros, partindo de São Paulo até Porto Alegre. As pedaladas garantirão a participação do movimento no Fórum Social Mundial, cujas atividades ocorrem em Porto Alegre entre os dias 25 e 29 de janeiro. Para chegar a tempo, a viagem está prevista para ter início nesta quarta-feira (6/1) e segue até o dia 23. Segundo os organizadores, não se trata de uma ação de "amalucado e nem super-herói", eles argumentam que uma viagem de bicicleta envolve qualidade de vida, baixos custos e um bom planejamento.

O Brasil a pedaladas

Os participantes do blog alegam que andar de bicicleta é uma forma de "nos aproximar do nosso entorno, de interagir com este contexto e de descobrir novos lugares, pessoas e paisagens". Os organizadores da jornada afirmam que "a velocidade de nossa bicicleta será o ideal para não perdermos os detalhes sócio-culturais das diversas regiões que iremos percorrer e que nossa cicloviagem criará empatia com os moradores das diversas localidades (SP, PR, SC e RS) possibilitando a troca de vivências e saberes".

Além do blog, os pedalantes podem ser encontrados via emails, redes sociais (twitter: @pedalante / facebook: pedalantes), por meio de divulgação feita pelas mídias alternativas (como o Centro de Mídia Independente, Indymedia, revista Fórum, sindicatos e blogueiros) e se articulam também com movimentos sociais e partidos de esquerda em reuniões e atividades conjuntas. 

De São Paulo, Luana Bonone