Sem categoria

Combate às Práticas Antissindicais é tema de conferência no FSM

Na tarde desta terça-feira (5/1) na sede da CTB, em São Paulo, representantes das 6 maiores centrais sindicais (CUT, CTB, FS, NCST, CGTB e UGT) sistematizaram a realização de uma conferência sobre práticas antissindicais no Brasil, que deverá ocorrer durante a realização do Fórum Mundial 2010, em Porto Alegre (25 a 29 de janeiro). A atividade está agendada para o próximo dia 27, às 14 horas, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, no auditório Dante Barone.

Na avaliação da secretária adjunta de Finanças da CTB, Gilda Almeida, a atividade é fundamental para a divulgação do tema. “O FSM é um espaço importante para dar visibilidade às práticas antissindicais ocorridas no Brasil, tais como: perseguição, assassinatos e intervenção do Ministério Público com interditos proibitórios”, salientou.

No mês de dezembro, o Comando, representando as centrais, realizou um seminário sobre o tema em Belém do Pará, onde obteve significativos avanços, como dez denúncias ao Ministério Público. O Estado do Pará tem elevado índice de violências praticadas contra lideranças sindicais e trabalhadores, como assassinatos e perseguições, trabalho escravo, ações judiciais que buscam barrar as ações dos trabalhadores, nas mais diversas categorias, como o direito à greve e às manifestações da classe trabalhadora

A próxima reunião organizativa acontecerá no dia 14/1, às 15 horas, na sede da Força Sindical, em São Paulo.

Fonte: CTB