Novo salário mínimo tem impacto significativo na economia baiana

Em vigor desde o dia 1º de janeiro, o novo salário mínimo no valor de R$510,00 irá representar impacto significativo na economia baiana, considerando que o estado é o segundo do país com maior número de trabalhadores que ganham o piso mínimo.

A expectativa é do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que informa ter a Bahia 186.869 trabalhadores formais ganhando um salário mínimo, atrás de Minas Gerais, com 192.805. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2008.

Explica o secretário que este é o número de empregados formais. “Considerando que na Bahia 46,8% dos empregados não tem carteira assinada, significa dizer que há um contingente expressivo de trabalhadores informais que tem sua remuneração baseada no valor do salário mínimo”, diz Vasconcelos, observando que a valorização do salário mínimo tem sido uma estratégia importantíssima para o crescimento da economia regional.
 
O secretário também destaca que nos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o valor do salário mínimo teve um ganho real – desconsiderada a inflação – de 53,46%. “Com esse mais novo aumento, o novo salário do trabalhador terá um ganho real de 5,87% em 2010, superior ao do ano passado, que ficou em 5,79”, calcula.

Fonte:Ascom/Setre