Sem categoria

Unila iniciará aulas em agosto

Aprovada pelo Senado, criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu (PR), segue para sanção presidencial

As primeiras turmas da Univer­sidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) terão início a partir de agosto. A confirmação foi feita em 17 de dezembro pelo presidente da Comissão de Implantação da Unila, Hélgio Trindade, no dia seguinte à aprovação unânime no Senado para a criação da universidade. Já aprovado pela Câmara Federal, o Projeto de Lei 2.878/08 será encaminhado para a sanção do presidente Lula, que deve se pronunciar ainda no início deste ano.

Com a instalação da primeira instituição transnacional de ensino da América Latina, Foz do Iguaçu será a primeira cidade do interior do estado a abrigar uma universidade federal. Bilíngue, a Unila inicialmente abrirá 500 vagas para brasileiros e outras 500 para os países vizinhos, chegando a 10 mil até 2015. O quadro docente também será dividido entre brasileiros e estrangeiros. E, até que o prédio próprio seja concluído, as aulas serão ministradas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no interior da usina.

“Tivemos coroado um trabalho de dois anos de tramitação no Legislativo. Em 2010 avançaremos para uma nova etapa, com responsabilidades e exigências crescentes, agora que a nova universidade deixou de ser uma ficção legal e tornou-se uma realidade institucional de porte latino-americano e inovador. Poucas universidades já nascem com essa marca histórica. Muitas vezes levam anos para conquistar”, comentou Trindade.

Com a oficialização, caberá ao ministro da Educação nomear o reitor pró-tempore e autorizar a abertura dos processos para a contratação dos professores e seleção dos alunos, ambos ainda a cargo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tutora da Unila. Nesse mesmo ritmo, o edital para a construção do câmpus definitivo – com salas, bibliotecas, laboratórios e coordenações – deverá ser lançado ainda em janeiro. O projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer.

A lista de cursos propostos in­­clui Sociedade, Estado e política na América Latina; Rela­ções In­­ternacionais e Integração Regio­­nal; História e Direitos Humanos na América Latina; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Letras e Línguas Estrangeiras; Ecologia e Biodiversidade; Ciências da Natu­­reza; Interculturalidade e Inte­­gração; Esporte, Meio Ambiente e Políticas Sociais.

A experiência inédita se propõe a ser um novo modelo de universidade, a exemplo do que foram no século passado a USP, a Unicamp e a UnB, diz o presidente da comissão. “Esta universidade será um instrumento de grande contribuição para a proposta de integração latino-americana. A comunidade acadêmica verá e participará de tamanha transformação”, reforçou Trindade. A criação da Unila foi oficialmente anunciada no dia 12 de dezembro de 2007.

Da redação, com Gazeta do Povo