Sem categoria

Povos Guarani da América do Sul preparam encontro no Brasil

A segunda reunião da Comissão Organizadora do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul na aldeia de Tekoha Añetete, município de Diamante D’ Oeste, no Paraná, será realizada nos dias 13 e 14 de janeiro. A equipe irá definir os temas do Encontro – que acontecerá entre 2 e 5 de fevereiro -, a composição das delegações e os detalhes logísticos.

Índios Guarani - MinC

O objetivo do Encontro é fortaleçer a relação entre os povos e reduzir a distância cultural entre essas populações e os não-índios, além de produzir uma reflexão da importância dos povos Guarani para a formação da cultura sul-americana.

O evento contará com a participação de cerca de 800 indígenas Guarani divididos entre os Chiriguano, da Bolívia; Kaiowa, Ñandéva ou Ava-Guarani, do Brasil e do Paraguai; Ache-Guayaki, do Paraguai e, Mbya, do Brasil, Paraguai e Argentina. As lideranças indígenas brasileiras que participarão do Encontro representam comunidades dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

A Comissão Organizadora do evento é composta por representantes da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, por 15 lideranças Guarani do Brasil e do Paraguai e pelo antropólogo Rubem Almeida, coordenador do projeto, além de representantes da Itaipu Binacional, do Ministério da Cultura do Paraguai, da Prefeitura da Diamante D’Oeste e do Instituto Empreender, responsável pela produção executiva.