RJ terá mais oportunidades de emprego no terceiro trimestre

No primeiro trimestre deste ano, o Rio de Janeiro será o estado brasileiro que oferecerá mais oportunidades de trabalho. A informação foi divulgada pela empresa norte-americana de recursos humanos, Manpower, que realizou uma pesquisa de expectativa de emprego com 850 empresários dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná em novembro de 2009.

Na pesquisa, o estado fluminense obteve a maior expectativa de contratação entre as regiões analisadas, com 38%. A empresa constatou um crescimento de 13 pontos percentuais sobre a intenção de contratação em relação ao 4º trimestre de 2009. Paraná ficou em segundo lugar, com 36%, Minas Gerais em terceiro, com 29%, e São Paulo em quarto, com 25%. A cidade de São Paulo teve índice de 30%.

De acordo com a filial brasileira da empresa, 46% dos empregadores com intenção de contratar funcionários são da área da Construção Civil. Os incentivos governamentais, como os financiamentos imobiliários, e as obras de infraestrutura que serão realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 impulsionarão o setor. Outra área que terá grandes investimentos é a do Petróleo e Gás.

O setor de Finanças, Seguros e Imobiliário está em segundo lugar, com expectativa de emprego de 43%. A área de Serviços, com 40%, alcançou a terceira posição no mapeamento feito pela Manpower. O setor de Comércio Atacadista e Varejista, com 31%, está em quarto lugar. A área de Transportes e Serviços Públicos alcançou índice de 31%. Os empregadores das indústrias em geral elevaram o índice de contratação para 22%. A área da Administração Pública e Educação ficou com 19% e Agricultura, Pesca e Mineração, com 13%.